O vereador observa que muitas unidades foram invadidas por água das fortes chuvas dos últimos dias
Pais de crianças matriculadas em Centros de Educação Infantil de Sorocaba e servidores das unidades têm procurado o vereador Fernando Dini (PP) demonstrando preocupação com a estrutura dos prédios. As reclamações mais recentes estão relacionadas com a falta de manutenção de telhados e calhas, resultando na invasão de água nas escolas devido às fortes chuvas dos últimos dias.
Na CEI 109, localizada na Vila Espírito Santo, ainda na manhã de segunda-feira (9), a água jorrava pelas paredes e lustres. Foi necessária uma força tarefa dos funcionários para a retirada de uma grande quantidade de água de dentro da unidade.
“Temos consciência do esforço da Prefeitura em oferecer um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento das nossas crianças. Acompanhamos várias reformas em unidades de ensino, mas temos pontos emergenciais que precisam de reparos imediatos porque colocam em risco a saúde e a segurança não só das crianças, mas de todos os servidores que atuam nesses centros”, pontuou o vereador Fernando Dini.
Diante deste cenário, o vereador pediu um retorno urgente da Secretaria Municipal de Educação que já se comprometeu a solucionar o problema na CEI 109 nos próximos dias, realizando um trabalho de manutenção também em outras unidades afetadas da mesma maneira.
O vereador ressalta ainda que, infelizmente, esse é apenas um dos problemas que tem preocupado pais e servidores de creches municipais em Sorocaba. Fernando Dini teve conhecimento de que crianças já foram flagradas com pedaços de piso na boca e nas mãos em um dos centros de educação infantil da cidade. Uma outra unidade tem gerado preocupação aos funcionários que afirmaram ter a impressão de que paredes estão prestes a cair, além de terem citado grandes rachaduras na unidade.
“Precisamos nos unir e garantir mais recursos para a educação. Estive em Brasília há algumas semanas em busca disso. É do nosso futuro que estamos tratando. Temos profissionais excelentes e dedicados a educação, mas isso não basta. Vou cobrar mais empenho e agilidade junto aos responsáveis por garantir educação, segurança e saúde no ambiente escolar”, afirmou o vereador.
Outra questão também abordada na constatação das condições estruturais das unidades de ensino foi a acessibilidade. Em uma das escolas há um aluno cadeirante que sofre com a falta de rampas. Muitas também não têm banheiro adaptado para alunos com mobilidade reduzida.
“Todos nós sabemos que a educação, assim como a saúde, é para todos. Ninguém deve ter o acesso a educação dificultado por uma questão dessas. Ainda mais se tratando de unidades administradas pelo poder público. As escolas devem sempre estar preparadas para esses alunos porque hoje pode ser que não tenha um cadeirante matriculado, mas e no semestre seguinte? Precisamos estar sempre prontos e vou trabalhar para todos”, finalizou Fernando Dini.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/MDB)