O vereador reivindica reforço no patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar na rua Professor Antonio Rodrigues Claro Sobrinho
As ocorrências de furtos em residências e estabelecimentos comerciais no Jardim São Carlos, notadamente na Rua Professor Antônio Rodrigues Claro Sobrinho, preocupa o vereador Cristiano Passos (Republicanos). Por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 10, o vereador solicita ao Executivo o reforço no patrulhamento da Guarda Civil Municipal na região.
“Além desse requerimento à Secretaria de Segurança Urbana, também já fizemos um ofício à Polícia Militar, solicitando reforço no policiamento dessa região”, disse Cristiano Passos na tribuna, ao destacar seu requerimento. O vereador explicou que o Jardim São Carlos fica nas proximidades do Clube Recreativo Campestre, possui várias residências e prédios e vem sofrendo com a ocorrência de roubos e furtos. “O bairro fica próximo da Rodovia Raposo Tavares, o que facilita a fuga dos que cometem esses crimes”, afirmou o parlamentar.
Cristiano Passos observou que se trata de um bairro aparentemente tranquilo, inclusive com muitas pessoas idosas, que, entretanto, vem enfrentando o problema da falta de segurança há muito tempo. O vereador também orientou os moradores a registrarem boletim de ocorrência. “Pode ser o furto de um torneira, de um hidrômetro, de uma fiação externa, é fundamental fazer o boletim de ocorrência para que a polícia tenha estatísticas de criminalidade e possa atuar, caso contrário, a polícia não vai saber que estão ocorrendo crimes numa determinada região e não vai intensificar o policiamento no local”, explicou.
O parlamentar observou, ainda, que no Jardim São Carlos também há próprios municipais que precisam de segurança. E observou que o bairro é densamente povoado, com grande número de residências já construídas e outras em construção. “Os moradores do Jardim São Carlos temem por sua segurança, pois são constantemente abordados e incomodados por elementos que circulam pelo bairro, de forma ameaçadora, pedem dinheiro e chegam a assaltar os comércios”, enfatiza em seu requerimento.
Em razão disso, Cristiano Passos solicita ao Executivo, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, o reforço no patrulhamento da Guarda Civil Municipal no Jardim São Carlos, especialmente na Rua Professor Antônio Rodrigues Claro Sobrinho. O parlamentar indaga se esse reforço é possível e, caso possível, quando terão início as rondas no local.