10/10/2023 11h30
atualizado em: 10/10/2023 11h45
Facebook

O vereador defende a inclusão do projeto no convênio firmado pela Prefeitura com os governos estadual e federal para reurbanização do centro da cidade

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 10, defende a inclusão do Projeto “Ruas de História” no convênio firmado pela Prefeitura de Sorocaba, o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal para a reurbanização da região central da cidade, com foco na valorização do patrimônio imobiliário e na requalificação urbana da área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba.

João Donizeti explica que uma das propostas do Projeto Ruas de História é a realização de intervenções artísticas em marcos históricos da cidade, como a proposta de recuperação da Rua Dr. Paula Souza, que margeia a linha férrea, com paisagismo para toda a rua, compreendendo a pintura colorida das casas, transformando essa área em um ponto turístico de Sorocaba, semelhante à Rua Caminito, em Buenos Aires, ou o Beco do Batman, em São Paulo.

“A revitalização do Centro da cidade é uma iniciativa que pensa no futuro de Sorocaba, envolvendo a valorização do patrimônio histórico e cultural, a melhoria na mobilidade urbana e nas condições de habitação”, afirma João Donizeti. Para o parlamentar, “a medida irá promover o potencial turístico da região central, atraindo visitantes de fora e criando um espaço cultural e de lazer a mais, inclusive para os próprios sorocabanos, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento econômico de Sorocaba”.

Ao destacar seu requerimento em plenário, João Donizeti conta que tratou do assunto com pessoas ligadas a uma associação de recuperação da memória ferroviária de cidade de Sorocaba, a artista visual e designer gráfica Inês Prado, a relações públicas Maria Eugenia Guimarães, com especialização em Gestão de Comunicação Organizacional, e o diretor do Colégio Santa Escolástica, professor Donizete Ramos. “Nessa reunião, que foi muito produtiva, procuramos nos inteirar do assunto, reconhecendo a relevância da participação da sociedade e de iniciativas culturais na transformação de espaços urbanos”, enfatiza.

Ainda na exposição de seu requerimento em plenário, João Donizeti observou que os recursos necessários para executar o Projeto Ruas de História, segundo apurou com seus idealizadores, não chegam a ser vultosos e sugere que o projeto seja incluído no convênio firmado por Sorocaba para a reurbanização do centro. Mas antecipou que também pretende analisar a possibilidade de enviar emenda no orçamento para a realização do projeto.