A iniciativa foi do vereador Dylan Dantas (PL), que destacou o trabalho do advogado Waldir Pereira Lopes Junior em defesa da ética
O advogado Waldir Pereira Lopes Junior recebeu a Medalha Rui Barbosa em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de sexta-feira, 6, por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PL), que destacou o trabalho do homenageado, no campo do direito, “em defesa da ética, da atuação cidadã, do idealismo e da perseverança”.
O vereador presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com os operadores do direito Gabriel Santana, César Maximiano, Marcelo Galvão Savoy e Walter Afonso e os vereadores Ítalo Moreira e João Donizeti Silvestre (PSDB), líder do governo na Casa. O evento contou com apresentações musicais de Simone Rocha, acompanhada pelos violões de Cristiano e Jackson.
O vereador Dylan Dantas, ao saudar o homenageado, disse que poderia discorrer sobre a sua técnica e o seu profissionalismo, mas preferiu destacar também o seu lado humano e ressaltou a importância do advogado criminalista por garantir o direito de defesa das pessoas acusadas de um crime, muitas vezes injustamente. Os vereadores Ítalo Moreira e João Donizeti Silvestre (PSDB) também se pronunciaram em homenagem a Waldir Pereira.
Dados do homenageado – Paulista da cidade de Garça, Waldir Pereira Lopes Junior é filho de Waldir Pereira Lopes, pedreiro, e Leonice, dona de casa. Sua família veio para Sorocaba quando ele estava com 12 anos de idade e radicou-se na cidade há 22 anos. Estudou no Colégio Dom Aguirre e graduou-se na Faculdade de Direito da Esamc/Sorocaba, atual Athon Ensino Superior.
Foi o idealizador, fundador e concretizador da Academia de Direito da Esamc (hoje, Academia de Direito de Sorocaba), instituição estudantil dedicada à promoção de aulas, palestras e demais eventos jurídicos para enriquecimento dos alunos. Passou em 1º lugar no concurso para estagiário do Ministério Público do Estado de São Paulo, tendo trabalhado no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), na 13ª Promotoria Criminal e na Promotoria de Defesa da Mulher.
Após a conclusão do curso, foi aprovado logo no primeiro exame da Ordem dos Advogados do Brasil, passando a exercer a advocacia. Fez pós-graduação em Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito de Família e Direito das Sucessões, todos pela Escola Brasileira de Direito. Também foi assessor parlamentar na Câmara Municipal de Sorocaba. É advogado atuante nas áreas criminal e civil, “sempre exercendo seus trabalhos com maestria e responsabilidade”, como afirma Dylan Dantas.
A sessão solene para outorga da Medalha Rui Barbosa ao advogado Waldir Pereira Lopes Junior foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook), nas quais pode ser vista na íntegra.