Com apenas dez anos de idade, Guilherme Albuquerque Rosa já se apresentou no programa de Raul Gil
Para celebrar duas datas deste mês, o Dia da Música, celebrado em 1º de outubro, e o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o programa “Manhã Câmara”, da Rádio Câmara, recebeu nesta sexta-feira, 6, o violeiro mirim Guilherme Albuquerque Rosa, mais conhecido como Guilherme Viola, de 10 anos de idade, que, além de falar de sua precoce trajetória, também cantou clássicos da música de raiz.
No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo, o pequeno violeiro contou que seu gosto pela viola caipira começou praticamente na barriga da mãe, uma vez que seus avós eram apaixonados pela música raiz e tropeirismo. “Desde os meus dois aninhos de idade, como meus pais trabalhavam, eu ficava na casa do meu avô e ele me chamava para ouvir música no carro, sempre música de raiz”, conta.
Guilherme Viola relata que sua mãe o matriculou em diversas atividades, como natação, jiu-jitsu, caratê, violão e teclado. “Mas eu fazia um pouco e parava. Então, minha mãe foi desistindo. Até que um dia ganhei uma violinha do meu tio, bem pequenininha, mas viola de verdade, e então eu segui em frente”, disse Guilherme Viola.
O pequeno violeiro já teve aulas de viola com a violeira Vitória da Viola e, atualmente, estuda com o violeiro Mariano da Viola. Guilherme Viola não descuida dos estudos e, com a ajuda da própria escola, procura conciliar a agenda de apresentações com a rotina escolar e já se apresentou no “Programa Raul Gil”, no SBT. “Foi uma grande emoção”, lembra.
Guilherme Viola também já se apresentou nos camarins de grandes artistas, como o cantor Daniel e a dupla César Menotti & Fabiano. “Toda vez que tem uma oportunidade, minha mãe agarra pela barba”, diz ele, relatando o empenho de sua mãe em estimular sua carreira de violeiro.
O jovem violeiro também conta que procura estudar viola todos os dias, salvo quando há muito dever escolar para fazer, entre outras agendas, como as aulas no Projeto Guri. Mesmo assim, tenta tocar viola pelo menos uns 15 minutos por dia.
A entrevista de Guilherme Viola à Rádio Câmara, também transmitida pela TV Câmara, está disponível na íntegra nas redes socais do Legislativo sorocabano.