06/10/2023 09h19
atualizado em: 06/10/2023 09h19
Facebook

O evento foi uma iniciativa do vereador Fábio Simoa (Republicanos), que ressaltou a importância histórica do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar

Os 229 anos do nascimento do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar (1794-1857), o Brigadeiro Tobias, um dos líderes da Revolução Liberal de 1842, foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quinta-feira, 5, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Fábio Simoa (Republicanos), que ressaltou a importância histórica do líder político sorocabano.

O vereador presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: secretário de Cultura de Sorocaba, Luiz Antônio Zamuner; capitão João Carlos Diniz Albino, representando o comandante do 7º BPM-I, tenente-coronel Sidney Gomes; inspetor Benedito da Silva Zanin, representando o comandante da Guarda Civil Municipal, Davi Dutra; e a presidente do Conseg Leste-Oeste, Vera Helena. 

O evento contou com representantes da Academia Sorocabana de Letras (Monalisa Cavalcante Bueno e Nelson Malzoni), Apiário Ferathi, Associação Sorocaba de Reabilitação Equestre, Comunidade Católica São Benedito, Comunidade Evangélica Casa de Oração, Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Vila Tupã, Comunidade Nosso Senhor do Bonfim do Genebra, Escola Estadual Isabel Rodrigues Galvão, Grupo Caminha Sorocaba, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Palavra Profética e Paróquia Nossa Senhora do Povo, entre outras entidades.

História de luta – “Nesses 33 meses em que estou na Câmara Municipal de Sorocaba legislando em nosso Município de Sorocaba, tenho vivenciado muitos momentos de reflexão, de muito trabalho, de muita luta e isso vem ao encontro do nosso patrono, que é o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, um homem também de muito trabalho e muita luta”, afirmou Fábio Simoa em seu discurso, lembrando que o Brigadeiro Tobias, além de patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo, dá nome à Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).

Fábio Simoa lembrou que Rafael Tobias de Aguiar dá nome ao Bairro de Brigadeiro Tobias, que envolve um complexo de diversos outros núcleos habitacionais. O bairro também abriga o Casarão do Brigadeiro Tobias, construído por volta de 1780 e que pertenceu à mãe do brigadeiro. Hoje o prédio abriga o Centro de Estudos do Tropeirismo, que busca preservar e divulgar esse importante ciclo da história do Brasil, que teve seu centro irradiador em Sorocaba, com a Feira de Muares.

Em seguida o vereador Fábio Simoa discorreu sobre a trajetória do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, tratando de vários aspectos de sua vida, como a luta, ao lado do padre Diogo Antônio Feijó, na Revolução Liberal de 1842, e seu casamento com a Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo, uma ex-amante de Dom Pedro I. Também discorreu sobre as origens do Bairro de Brigadeiro Tobias, em torno do Casarão que pertenceu ao homenageado.

As demais autoridades presentes também falaram sobre a importância de Brigadeiro Tobias e foram entregues homenagens por iniciativa do proponente da sessão solene. O vereador Fábio Simoa também foi homenageado na sessão solene com votos de congratulações pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), líder do governo na Câmara Municipal, em função do trabalho que realiza como representante da região de Brigadeiro Tobias. A homenagem de Donizeti a Simoa foi entregue ao vereador pelo secretário de Cultura, Luiz Antônio Zamuner.

Dados biográficos – Rafael Tobias de Aguiar nasceu em Sorocaba em 4 de outubro de 1794, filho do coronel Antônio Francisco de Aguiar, negociante e administrador do Registro de Tropas em Sorocaba, e de Gertrudes Eufrosina de Aguirre. Em 1798 foi inscrito pelo pai no Quadro de Regimento de Cavalaria da Vila. Aos 13 anos foi para São Paulo para dar continuidade aos estudos de primeiras letras iniciados com os monges beneditinos, onde fez cursos de Latim, Retórica e Filosofia.

Com a morte do pai, em 1818, retornou a Sorocaba e o sucedeu na administração dos bens da família. Em 1824 foi eleito membro do Conselho da Província de São Paulo, passando a residir em São Paulo em 1830. Assumiu sucessivas vezes o cargo de deputado à Assembleia Geral Legislativa de São Paulo e o de presidente da Província por dois mandatos, de 1831 a 1835 e 1840 a 1841. É patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Partidário de ideias liberais, apresentava-se como contrário à centralização do poder. Em 17 de maio de 1842, como líder da Revolução Liberal, foi proclamado presidente interino em Sorocaba. Após ser debelada a rebelião em 20 de junho daquele ano, Brigadeiro Tobias foi preso no final de novembro de 1842, no Rio Grande do Sul. Ficou preso no Rio de Janeiro e foi anistiado em 1844. Faleceu a bordo do navio Piratininga, na baía de Guanabara, em 7 de outubro de 1857.

A sessão solene em homenagem a Brigadeiro Tobias contou com apresentações musicais de Sérgio Fernandes (voz e violão) e uma apresentação de dança e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook), nas quais está disponível na íntegra.