Programa Comissões em Debate, da Rádio Câmara, recebeu os vereadores Péricles Régis (Podemos) e Ítalo Moreira e o secretário Hudson Pessini
As oportunidades de capacitação e de geração de renda no município foram tema do programa “Comissões em Debate” desta quinta-feira, 5, transmitido pela Rádio Câmara, e que contou com a participação dos vereadores Péricles Régis (Podemos) e Ítalo Moreira, membros da Comissão de Empreendedorismo, Trabalho, Capacitação e Geração de Renda do Legislativo, e do secretário das Relações do Trabalho, Hudson Pessini.
De acordo com o secretário, existem hoje em Sorocaba cerca de duas mil vagas de emprego em aberto por falta de capacitação profissional. “E é aí que entra a secretaria”, explicou. Segundo Hudson Pessini, a Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios), que é gerida pela pasta, oferece cursos gratuitos de capacitação, em parceria com Senac, Senai e Sebrae. “Nós pegamos a demanda da iniciativa privada e oferecemos capacitação para as pessoas desempregadas, para serem reincluídas no mercado de trabalho”, contou.
Hudson lembrou que Sorocaba ganhou o Prêmio Cidades Sustentáveis pela dinâmica de capacitação e oferta de empregos, além da ocupação das vagas no município. Outra iniciativa que tem contribuído para a empregabilidade no município é a “van do emprego”, iniciativa apoiada pelo vereador Péricles Régis, e que atende os munícipes em diversos locais. Ele contou ainda sobre a necessidade da criação de fundo municipal para a captação de recursos federais e desenvolvimento de novos projetos no município.
Sobre o aumento da geração de empregos em Sorocaba, Hudson disse que se reflete no aumento do orçamento municipal. “As leis de incentivos fiscais contribuem para isso”, explicou Péricles Régis. Ítalo contou sobre projetos que incentivam a instalação de empresas na cidade e aumentam a arrecadação do município, como a leis que facilita abertura de empresas, que redução de ISSQN para Startups e empresas de tecnologia, e que oferece isenção de IPTU para empresas que atuam na economia criativa.
“A cidade de Sorocaba é competitiva e atrai empresas”, disse Péricles, destacando a Lei de Incentivo Fiscal do município, na qual ele contribuiu para alterar e promover novas possibilidades. Segundo ele, empresas que comprovem contratação de pessoas acima de 60 anos, mulheres acima de 40 anos, jovens aprendizes e PCDs têm direito a incentivos fiscais.
Ítalo contou que após muita insistência, Sorocaba conquistou o curso de manutenção de aeronaves em parceria com a Fatec, que será disponibilizado no próximo ano, uma formação importante para o município que possui um dos mais movimentados aeroportos para serviços de manutenção da América latina. Ele também destacou a luta para o crescimento do setor de ensino de programação em Sorocaba, que, segundo ele, pode ser considerada a linguagem do futuro.
Alternativas de geração de renda – O setor de comércio também foi debatido no programa, destacando o setor criativo no município. Ítalo falou sobre artistas e artesão que movimentam feiras e eventos na cidade, que atuam em uma área que pode ser o futuro da economia. Hudson Pessini afirmou que o empreendedorismo é estimulado em Sorocaba, e que há uma atenção especial para evitar as atividades irregulares que prejudicam o comércio local.
Ítalo destacou que Sorocaba possui potencial para turismo religioso, por conta da romaria de Aparecidinha, e que existe a necessidade de estimular e planejar ações para explorar melhorar a vocação do município. Péricles Régis afirmou áquea prefeitura deve tomar a frente da iniciativa, para pensar nos moradores do bairro e evitar que as atividades sejam tomadas por ações irregulares. Hudson sugeriu a criação de uma comissão especial para tratar sobre o tema.
Os vereadores citaram também a iniciativa de criar espaços culturais na cidade, nos moldes da Vila Madalena, em São Paulo, para reunir artistas e eventos. Uma sugestão seria a rua Senador Feijó, no centro da cidade. “Ali dá para fazer, nos moldes do Beco do Batman, na Vila Madalena. O centro tem regiões ricas para fazer coisas parecidas”, disse Hudson Pessini, cintado ainda a rua Paula Souza como possibilidade de endereço para eventos gastronômicos e culturais.
Péricles Régis contou que os vereadores possuem muitas ideias para movimentar a cidade, porém a burocracia impede o avanço de projetos. “A descentralização do PAT (de iniciativa do vereador) demorou dois anos para sair do papel. As coisas no poder público são complexas”, disse. Ele explicou ainda sobre a Lei, de sua autoria, que obriga as empresas que tem contratos com a prefeitura a cumprir as cotas de PCD e Aprendiz, e que virou referência para legislação federal. “É uma lei de impacto, que fez diferença, e reflete no saldo de empregos”, disse.
Sobre os serviços públicos voltados para a população, Hudson Pessini disse que a intenção e concentrar todos os serviços de empregabilidade para o munícipe em um local. “A pessoa quer uma vaga de emprego, se capacitar, abrir o próprio negócio, pegar recurso do banco do povo, queremos que ela tenha a maior facilidade possível para fazer isso”, disse. Ele também elencou cursos de capacitação promovidos pela Uniten que podem ser acessados gratuitamente pelos interessados.