Nesta terça-feira, 3, o parlamentar falou das atividades do mandato em entrevista na TV Câmara.
O programa Bate-Papo com os Vereadores desta terça-feira, 3, recebeu a presença do vereador Cristiano Passos (Republicanos) para falar sobre as atividades, projetos e temas desenvolvidos durante o mandato no Legislativo. A entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba.
Membro da Comissão de Economia, Cristiano Passos destacou o início das audiência públicas sobre a Lei Orçamentária Anual, LOA, que vai discutir o orçamento do município para o próximo ano. “É importante a discussão para a população saber como vai ser direcionada cidade no ano seguinte”, disse. Ele explicou que serão feitas em média cinco audiências por dia, envolvendo as secretarias e autarquias municipais, sendo a votação final sobre o orçamento municipal prevista para o final de novembro.
Em relação a projeto de autoria própria, o vereador explicou sobre a Lei 12.854 que estabelece diretrizes para implantação da feira da mulher do campo, com objetivo de criar possibilidade de geração de renda para mulheres produzem e desejam vender seus produtos. Ele ainda destacou a importância de valorizar as feiras livres no município, como a feira noturna do Aparecidinha, que necessita de estrutura de iluminação para atrais público.
Cristiano Passo contou sobre o trabalho para garantir a preservação da locomotiva 58, o Trem dos Operários, que se tornou patrimônio material e cultural do município. Ele explicou que a linha férrea, atualmente, tem sido um ponto de problemas para o município, por conta do abandono, e a utilização do trem poderia ser uma ação para mudar o cenário e promover o turismo na cidade. O vereador disse que houve reunião com secretário estadual de turismo para promover atividades turísticas ligadas à ferrovia.
Ele também falou sobre o Programa da Creche Solidária, para proporcionar novas vagas para crianças, e do projeto de usina de resíduos sólidos, apresentado pelo CADI (Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação), para reduzir a quantidade de lixo descartado em aterro sanitário e gerar empregos. “Se você fomenta isso acaba melhorando a vida de todo mundo”, disse.
Cristiano Passo também lembrou da viagem à Brasília para buscar recursos para o município e conhecer projetos existentes com possibilidade de serem aplicados em Sorocaba. Segundo ele, foram feitas visitas no Ministério dos Esportes além de gabinetes de deputados, como Marcos Pereira, onde foi solicitado kit completo para ações de cidadania, com veículo e equipamentos para atendimento da população, e Simone Marqueto, que também se comprometeu a auxiliar o município com emenda para construção de área de lazer no Aparecidinha. Ele contou também que o senador Marcos Ponte direcionou recurso para a Santa Casa.
O vereador falou ainda sobre o desassoreamento do córrego no Jardim Piratininga, uma antiga demanda do bairro, e o projeto de reurbanização do centro da cidade. Ele destacou a importância de ouvir lojistas e ambulantes para atrair e movimentar o comércio na região. “Se todo mundo tiver espaço e participação nessa mudança, chega num consenso. O centro merece uma atenção especial.”