Em visita à Escola Municipal Leda Therezinha Borghesi, o vereador detectou a necessidade de melhorar o acesso ao estabelecimento
Diversas demandas da Escola Municipal Leda Therezinha Borghesi Rodrigues, situada no Ipanema Ville, foram objeto de um requerimento do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), destacado e aprovado na sessão ordinária da Câmara de Sorocaba, nesta terça-feira, 3. O vereador visitou a escola e, em diálogo com a comunidade escolar, levantou reivindicações dos pais de alunos, especialmente quanto à entrada e saída dos professores, demais funcionários e alunos.
O vereador João Donizeti – que usou a tribuna para discorrer acerca do seu requerimento – observa que a Escola Municipal Leda Therezinha Borghesi Rodrigues, inaugurada em dezembro de 2012, atende mais de mil crianças do Ensino Fundamental, com 16 salas de aula, quadra poliesportiva, sala multiuso, sala de informática e espaço de leitura, numa estrutura que totaliza mais de 12 mil metros quadrados.
O vereador também lembra que, em 2019, foi inaugurado o Centro de Educação Infantil, o CEI-120, também denominado Leda Therezinha Borghesi Rodrigues, com capacidade para atender 120 crianças em período integral com idade de seis meses a três anos, utilizando a mesma área da escola.
Acesso à escola – “Dessa forma, tanto o acesso ao CEI-120 quanto o acesso à escola se dá através da Avenida Ipanema, pelo mesmo corredor, o que vem causando muita confusão por conta da diferença das idades que cada unidade atende”, afirma João Donizeti, que considera um erro de planejamento a construção do Centro de Educação Infantil em frente à escola.
“Outro grave problema é o grande número de veículos que se acumulam nos horários de entrada e saída das unidades, o que gera transtornos no trânsito da Avenida Ipanema”, afirma o vereador, defendendo que o ideal seria desmembrar os prédios para oferecer um acesso mais seguro aos alunos e pais das duas unidades.
Em seu requerimento, João Donizeti indaga se existe estudo para que a entrada e saída dos funcionários, professores e alunos da Escola Municipal passe a ser pela Rua Constantino Verrone, enquanto a da creche permaneça na Avenida Ipanema. Também indaga se existe a possibilidade de se construir um estacionamento para a Escola Municipal Leda Therezinha Borghesi Rodrigues na área que fica na Rua Constantino Verrone.
Outras demandas – Ao destacar seu requerimento em plenário, João Donizeti elencou outras reivindicações de pais, alunos e professores da Escola Municipal Leda Therezinha Borghesi Rodrigues, entre elas: melhoria do “escovódromo”, para a higiene bucal dos alunos; implantação de vasos sanitários infantis no banheiro dos alunos; ampliação das torneiras; e construção de vestiário e arquibancada na quadra poliesportiva.
A comunidade escolar, segundo João Donizeti, também reivindica: reforma do muro principal de acesso à Avenida de Ipanema, que está trincado com rachaduras e que pode representar um perigo; manutenção e troca de brinquedos da área de lazer; e manutenção da caixa d’água, cuja tampa estava podre, oxidada. “Por isso, pedimos um diagnóstico da infraestrutura geral da escola e sua consequente manutenção”, enfatizou João Donizeti, observando que outros parlamentares também já trataram do assunto em outras ocasiões.