Programa contou com a participação do vereador Francisco França (PT) e o secretário das Relações do Trabalho, Hudson Pessini.
O vereador Francisco França (PT) participou do Jornal da Câmara, realizado a manhã de quinta-feira, 28, para falar sobre a proposta de tarifa zero no transporte público, que foi tema de audiência pública no legislativo. Na mesma edição do programa, apresentado pelos jornalistas Priscila Radighieri e Lincoln Salazar, o secretário municipal das Relações do Trabalho, Hudson Pessini, tratou sobre ações de empregabilidade em Sorocaba.
Francisco França destacou a realização de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal para debater o tema da tarifa zero com a população e autoridades, que contou com a presença do deputado federal Jilmar Tatto, autor de projeto de lei sobre o tema. “Foi uma audiência muito boa, esclareceu muitas questões, muitas pessoas que era céticas sobre o tema passou a defender e ver a viabilidade”, explicou. Segundo ele, o próximo passo é trabalhar para colocar em prática a ideia com a participação do poder executivo.
O parlamentar afirmou que não há um prazo para implantação da tarifa zero, mas que serão procuradas entidades da sociedade civil, Urbes e prefeitura para os encaminhamentos. “Eu dizia na audiência que na cidade de São Paulo este estudo está avançado e é bastante possível que o prefeito implante a tarifa zero já no ano que vem. Se São Paulo implantar, ninguém segura o interior”, disse.
O vereador contou também sobre visita realizada ao Hospital Santa Lucinda, que está com problemas em equipamento de R$ 3 milhões. Ele levou o deputado Jilmar Tatto para conhecer unidade e avaliar a possibilidade de unir forças com emenda parlamentar para resolver a situação. Francisco França falou ainda da participação na plenária regional do Sindicato dos Rodoviários, com a presença do deputado federal Arlindo Chinaglia, e fez um balanço da atual realidade do transporte público em Sorocaba.
Na entrevista, França comentou sobre o Projeto de Lei 205/23, que trata de medidas mitigadoras sobre empreendimentos imobiliários, e a homenagem feita à equipe Okinaua Karatê, que desenvolve trabalho social na cidade e foi campeã evento nacional realizado no Ibirapuera.
Empregabilidade - Hudson Pessini disse que durante a 20ª edição do Mutirão do Emprego, realizada na semana passada, o foco foi informação e capacitação profissional. “As pessoas tem que saber quais as necessidades que o mercado precisa, para elas buscarem na Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios) e nos parceiros as possibilidades”, contou. Ele explicou que atualmente são oferecidos cursos gratuitos na Uniten, em parceria com o Senac, até mesmo com a oferta de transporte para os alunos. O secretário disse que durante o evento, das cerca de 2 mil vagas disponíveis, cerca da metade deve ser preenchida.
Pessini lembrou que o atual momento é de geração de emprego para o comércio de fim de ano, e explicou sobre os cursos de capacitação e formação ofertados pela Uniten. Entre as novidades, cursos voltados para jovens e o projeto de ensino à distância. Outra informação apresentada pelo secretário foi a chegada em Sorocaba de um curso de formação de nível superior, ofertado pela Fatec, sobre manutenção de aeronaves. “O nosso aeroporto tem o maior índice de manutenção de aeronaves da América latina e um dos maiores do mundo, e não tínhamos aqui nenhum curso para lidar com essa demanda”, destacou. Segundo ele, a oferta da formação será na zona norte e já está em planejamento outro curso em parceria com a Embraer.