Homenagens foram prestadas por iniciativa do vereador Ítalo Moreira
O ministro Paulo Sérgio Domingues, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é professor da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba realizada na noite desta quinta-feira, 28. Na ocasião também foram homenageados o secretário municipal de Cultura, Luiz Antônio Zamuner, com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania, e o promotor Gustavo Gazzola, igualmente professor da Fadi, com a Comenda do Mérito em Educação.
Presidida pelo vereador Ítalo Moreira, autor da homenagem, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargador Antonio Cedenho; o desembargador João Batista Martins César, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15); o capitão Luiz Roberto Harder, representando o Comando de Policiamento do Interior (CPI-7); e o conselheiro da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) Laelso Rodrigues.
Ítalo Moreira, ao entregar o Título de Cidadão Sorocabano (que é a maior honraria concedida pela Casa) ao ministro Paulo Sérgio Domingues, destacou seu carisma, humanismo e empatia com os alunos nas aulas de Direito. Também salientou que o homenageado conquistou posições de destaque no Judiciário por mérito próprio, trabalho sério e de conduta correta. “Como cidadão sorocabano fico muito feliz em poder prestar essa homenagem justa – pequena comparada com sua grandeza – mas uma maneira simples de reconhecer seu trabalho, seu esforço pela Justiça do país, e também por inspirar diversas gerações de alunos de Direito”, afirmou o vereador.
Ao se referir ao segundo homenageado, Luiz Antônio Zamuner, Ítalo Moreira ressaltou seu grande conhecimento sobre cultura em sua forma mais ampla (seja popular, lírica ou de massa) e a aplicação dele em seu trabalho como gestor da secretaria municipal. “Zamuner é um grande ícone que oferece uma aula sobre cultura em todo encontro. Ele fez muito pela Fundec e pela FUA, formando um grande legado pela cultura sorocabana”.
O promotor Gustavo Gazzola, que receberia a Comenda do Mérito em Educação, não pôde estar presente na Câmara Municipal em virtude do agravamento da saúde de sua mãe.
No momento cultural, a sessão solene contou com apresentações do Quarteto de Cordas da Fundec, formado pelos instrutores do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS) Renato Cardoso, Deivid Ortolano, Abner Antunes e Éber dos Santos.
Sobre os homenageados – O ministro Paulo Sérgio Domingues é natural da cidade de São Paulo, onde nasceu em 6 de janeiro de 1966. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1986), é Mestre em Direito (1993) pela Johann Wolfgang Goethe Universität (Frankfurt, Alemanha). Atuou como advogado e procurador do Município de São Paulo, antes de ingressar na magistratura em 1995. Tornou-se desembargador federal, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em 2014. Tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça em 6 de dezembro de 2022. É professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Sorocaba desde 1994.
Luiz Antonio Zamuner nasceu em Sorocaba no dia 6 de setembro de 1965. É formado em Odontologia e membro-fundador da Academia Brasileira de Ósseo-Integração. Foi diretor de comunicação nacional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas e membro, por mais de 20 anos, do conselho da entidade. Estudioso da obra do crítico literário Alfredo Bosi (1936-2021), em cujos conceitos de cultura se inspira, foi presidente da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) e atualmente é secretário municipal de Cultura de Sorocaba.
O promotor Gustavo dos Reis Gazzola é paulista de Campinas, onde nasceu em 18 de fevereiro de 1968. Graduado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, é pós-graduado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Após graduar-se em Direito, fez o Mestrado em Direito Processual Penal e Doutorado em Direito Penal na PUC de São Paulo. É promotor de justiça desde 1997, além de professor da Faculdade de Direito de Sorocaba, entre outros cargos de grande relevância no direito.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouTube).