29/09/2023 09h58
atualizado em: 29/09/2023 10h12
Facebook

Apresentado na última sessão da Câmara de Sorocaba, o projeto de lei cria a Semana de Atenção ao Idoso no calendário oficial do município

Com o objetivo de contribuir para fortalecer a imagem do idoso na sociedade e levá-lo a conquistar o respeito das demais gerações, o vereador Luis Santos (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei nº 275/2023, que insere no calendário oficial do Município de Sorocaba a Semana Municipal de Atenção ao Idoso, a ser realizada anualmente na semana em torno de 1° de outubro, data na qual se comemora o Dia Internacional do Idoso.

Além da meta citada, a criação da data tem os seguintes objetivos: sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa; proporcionar canais de comunicação e convívio social, para troca de experiências, entre as pessoas idosas e as demais gerações; conscientizar o idoso sobre os problemas de saúde característicos da idade, incentivando a realização de exames preventivos; estimular a prática esportiva por parte dos idosos, como forma de prevenção à saúde e resgate da autoestima. 

Razões do projeto – Na justificativa do projeto de lei, Luis Santos cita estudos que mostram um expressivo crescimento da população idosa. “Esses estudos indicam que, nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos. Por isso, é fundamental criar meios para promover o envelhecimento saudável e melhorar a vida dos idosos e suas famílias e comunidades”, afirma o vereador.

Luis Santos lembra, ainda, que o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) justamente com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. “Nosso projeto tem como objetivo chamar a atenção para as demandas das pessoas idosas, para que elas sejam tratadas com mais carinho, valorizando-se sua experiencia de vida”, destaca o parlamentar.

Apresentando em plenário na sessão ordinária de quinta-feira, 29, o projeto de lei de Luis Santos, que cria a Semana Municipal de Atenção ao Idoso, será analisado pelo setor jurídico da Casa, sendo encaminhado, em seguida, para o exame da Comissão de Justiça.