29/09/2023 09h40
atualizado em: 29/09/2023 09h10
Facebook

O vereador alerta para os problemas de saúde em Sorocaba, cobra rapidez em exames de sangue e questiona reagendamentos de cirurgias

Em que pese a Prefeitura de Sorocaba alegar que houve apenas mudança em locais de exames pré-operatórios, muitos munícipes ainda procuram o vereador Fernando Dini (PP) relatando a impossibilidade de realização dos exames básicos e de rotina, como o exame de sangue, em algumas Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba.

“Estamos recebendo constantemente demandas que expressam muita insatisfação com a saúde na nossa cidade. A indignação por não conseguir fazer um exame básico em pouco espaço de tempo, isso eu quero dizer em menos de um mês, é grande na população que depende da saúde pública”, afirma o vereador.

“Não é porque são considerados simples por alguns, que determinados exames não precisam ser realizados com rapidez. Os exames servem para iniciar imediatamente um tratamento, são preventivos e por isso, quando mais sintomas aparecerem, pode ser tarde demais” – acrescenta Fernando Dini.

Outra situação apresentada com frequência ao vereador Fernando Dini por muitos munícipes é a questão da falta de medicamentos que ainda é corriqueira em muitas unidades de saúde.

“Nós entramos em contato com algumas Unidades Básicas de Saúde e servidores confirmaram que esse problema ainda existe, principalmente antibióticos. Entre os medicamentos citados pelos funcionários estão Amoxicilina e Azitromicina. Eles ainda alertaram para o baixo estoque de dipirona que já está acabando. Isso não pode acontecer em uma cidade como a nossa”, enfatiza Fernando Dini.

Ainda segundo reclamações que chegam ao vereador, estão os constantes reagendamentos de cirurgias eletivas, aquelas agendadas sem caráter de urgência. “As cirurgias, eletivas ou não, são procedimentos que foram marcados com certeza por necessidade e sabemos que uma demora muito grande pode fazer com que o caso vire urgência” – alerta.

“Não podemos ficar postergando exames e cirurgias; são vidas em questão, o que pode até ocasionar um colapso na saúde mais para frente quando depararmos com muitos casos de urgência em decorrência da falta de exames hoje e das cirurgias eletivas. Portanto, vamos ficar em cima, cobrando, porque só um familiar, uma mãe, um filho, sabe a dor que é ver o problema aumentando, aumentando e colocando uma vida em risco, por conta da falta de um direito que é de todos – a saúde”, pontuou o vereador.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/PP)