O vereador conta que trabalhou pela criação do curso numa parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a Fatec
“Sorocaba, cidade que ostenta o título de abrigar o segundo maior aeroporto do mundo em manutenção de aeronaves executivas, passará por uma revolução na formação técnica nessa área.” A afirmação é do vereador Ítalo Moreira, ao participar, na tarde de terça-feira, 26, no Paço Municipal, do anúncio da implantação em Sorocaba do primeiro curso superior de manutenção de aeronaves, em prol do qual, conforme enfatiza, muito se empenhou.
“Mesmo com tamanha relevância no cenário aeronáutico, Sorocaba não dispunha de um curso superior de manutenção de aeronaves. Isso está prestes a mudar, graças aos esforços incansáveis do nosso mandato, da Fatec Sorocaba e do prefeito Rodrigo Manga”, enfatiza Ítalo Moreira, lembrando que, desde o início de seu mandato, percebeu essa lacuna de formação técnica na cidade e trabalhou para saná-la.
O vereador conta que muitas empresas locais se viam obrigadas a buscar mão de obra especializada em cidades como São José dos Campos. Reconhecendo essa demanda, Ítalo Moreira fez um requerimento ao Centro Paula Souza, que respondeu positivamente, citando a disponibilidade de três aviões no Guarujá. Os equipamentos foram destinados a uma ETEC, que teve o projeto interrompido devido a restrições da ANAC.
Segundo o parlamentar, após essa descoberta, um trabalho colaborativo foi iniciado com a diretoria da Fatec Sorocaba, objetivando trazer tais equipamentos para a cidade e implantar o curso desejado. No entanto, uma necessidade se mostrou clara: um espaço adequado para a prática. “Nesse contexto, surgiu a ideia de utilizar um hangar no aeroporto local, propriedade da Prefeitura. Ao apresentar uma proposta ao prefeito Rodrigo Manga, foi colhida a ideia de conceder o hangar à Fatec Sorocaba, marcando assim a inauguração do primeiro campus de ensino superior público na Zona Norte da cidade, mais precisamente na Vila Helena”, conta o vereador.
O vereador Italo Moreira expressou sua gratidão pela cooperação e comprometimento de todos os envolvidos no projeto: o prefeito Rodrigo Manga, os diretores da Fatec Sorocaba – Adilson Rocha (diretor), Ricardo Sanctis (vice-diretor), o professor Paulo de Tarso e todos os outros professores da Fatec, além do secretário Beto Maia, da secretária Samyra Toledo, o servidor Rômulo Foz e toda a equipe do vereador.
Segundo Ítalo Moreira, a expectativa é que a concessão do hangar seja protocolada em até 30 dias na Câmara de Sorocaba e a previsão é que o curso inicie suas atividades no segundo semestre de 2024. Celebrando essa conquista, o vereador Ítalo Moreira se disse honrado: “É um sonho que se concretiza e reflete meu compromisso com a cidade de Sorocaba”.
(Assessoria do vereador Ítalo Moreira)