Parlamentar participou do programa “Bate-Papo com os Vereadores” na tarde desta terça-feira, 26.
O vereador Luis Santos (Republicanos) foi o entrevistado do programa Bate Papo com os Vereadores, realizado pela TV Câmara Sorocaba, ao vivo, na tarde desta terça-feira, 26. Na oportunidade, o parlamentar, que é 1º vice-presidente da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Turismo do legislativo sorocabano, falou do trabalho realizado e dos projetos e propostas idealizadas durante o quarto mandato.
Luis Santos fez um balanço de toda a experiência acumulada na Câmara Sorocaba, até mesmo a passagem interina como presidente da Casa e prefeito da cidade. Contou também sobre a atuação na Associação Cristã de Assistência Plena, da qual participou ativamente da criação e que continua a apoiar em projetos de assistência social.
Em relação à apoios, Luis Santos destacou as ações de Mutirão de Empregos realizadas no Parque Tecnológico, do qual somente deixou de participar de uma edição por conta de viagem. Ele lembrou também das iniciativas para ampliar o acesso dos munícipes aos cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios), além de trabalhar pelo passe livre para desempregados.
Na entrevista, o vereador abordou a Lei 12.614 para ampliar a segurança nas escolas. “Tivemos reunião com as secretarias de Segurança e Educação, já desenvolveram o aplicativo e está em vias de inauguração o nosso botão de alerta escolar”. Segundo ele, em situação de emergência um responsável aciona o botão que solicita o auxílio da Guarda Municipal. Da mesma forma, Luis Santos disse que está em desenvolvimento o programa Alerta Saúde, de igual formato.
Atenção a idosos - O parlamentar explicou sobre Projeto de Lei 049/2023 que institui o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e Serviço de Família Guardiã para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência. De acordo com Luis Santos, a realidade aponta que muitas famílias têm abandonado os parentes idosos em unidades de atendimento, além de alto custo para os cuidados com pessoas com deficiência. “A família vai ter uma ajuda de custo para alguém cuidar da pessoa, com acompanhamento da prefeitura, ou pegar alguém que não é da família, que receberá o dobro do recurso”, disse. Sobre cuidados aos idosos, o vereador afirmou que serão realizadas ações para celebrar o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, comemorado em 1º de outubro.
Novas propostas – Luis Santos falou sobre a iniciativa para reduzir a superlotação do transporte público na cidade, que consiste na cobrança reduzida de tarifa em horários entre picos. “A ideia seria aliviar o volume de passageiros com uma passagem diferenciada, estimulando as pessoas a usar o transporte fora do horário de pico”, explicou.
O vereador ainda falou sobre o Projeto de Lei nº 245/2023, que institui no calendário oficial do Município de Sorocaba o Dia Municipal de Combate ao Tabagismo e em Defesa da Vida Saudável a ser realizado, anualmente, no dia 31 de maio.
Outra proposta de Luis Santos é a implantação de semáforo com botoeira para acionamento manual de pedestres, nas principais vias onde se encontram instaladas faixas vivas. “Essas botoeiras não interferem somente nos semáforos, mas também emitem sinal sonoro e luminoso para auxiliar pessoas cegas e surdas, principalmente nas avenidas Ipanema e Itavuvu, onde as estações de BRT forma instaladas no canteiro central”, disse.
Luis Santos ainda explicou sobre o Projeto de Lei 46/2018, que institui o “Programa Infância sem Pornografia” em Sorocaba. Ele disse que a proposta é evitar abusos, como casos de professor ensinando práticas sexuais em sala de aula, além de livros. “Professor consciente e responsável, que leva a sério a profissão, jamais vai fazer isso. Mas tem professor que acha que pode fazer o que quiser”, justificou.
Indicações – Durante a entrevista, o vereador Luis Santos falou anda sobre solicitações de iniciativa da população além de indicações ao governo executivo, como o pedido para um estudo junto ao grupo Tauste para incluir uma rodoviária no terreno da antiga Campari, adquirido pela empresa de supermercado. “Essa rodoviária não atenderia apenas ônibus, teria local para guardar bicicleta, motos, tem o trem que passa ali do lado que poderia atender a própria logística do supermercado”, comentou.
Outra solicitação do vereador é a construção de um novo parque linear na zona oeste, ao lado do Itangua. “Ali dava para se fazer e atender todo o Jardim Simus, com trilhas, pista de caminhada, academia ao ar livre, preservando de enchentes”, disse. Segundo Luis Santos, a nova avenida já possui corredor ecológico, um pedido dele para as novas vias, para auxiliar a travessia de animais silvestres.
Luis Santos lembrou também que já foi atendido com o pedido de vagas no ônibus turístico para idosos realizarem o city tour. “Já fizemos quatro viagens com as pessoas dos CRAS, poucos conheciam os pontos turísticos da nossa cidade”, disse. Ele citou a existência de um mirante no Jardim Botânico, que poucos conhecem, e que existe uma proposta pra uma ligação com o Parque das Águas através de um teleférico.
Na área da saúde, o vereador citou cobranças para combate ao carrapato estrela além de caramujos e os mosquitos da dengue. O programa “Bate-papo com os Vereadores” foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e ficará disponível no portal do Legislativo e nas redes sociais da Casa no Facebook e Youtube.