O vereador visitou a entidade Momunes, que presta o serviço no município e reivindica sua ampliação
O serviço de acolhimento provisório de mulheres e filhos realizado pelo Momunes (Movimento das Mulheres Negras de Sorocaba) foi objeto de requerimento de autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos), destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 26. O vereador destacou a relevância desse atendimento e pleiteou a ampliação do número de vagas do serviço.
“O Momunes tem assegurado proteção, acolhimento e dignidade para as mulheres e seus filhos ao longo do tempo, até que essas mães tenham condições para seguirem com suas vidas de forma independente”, afirmou Fábio Simoa, ao destacar seu requerimento em plenário, lembrando que visitou a entidade e conheceu o trabalho que desenvolve.
O vereador também discorreu sobre o caso dos menores que, quando atingem a maioridade, são desligados das instituições em que eram assistidos e, por falta de uma política nacional a respeito da questão, muitas vezes ficam sem ter para onde ir. “Em Sorocaba, quando o jovem é desligado da Casa Abrigo, ele vai para a República Jovem, um serviço prestado pelo Momunes, desde 2021”, explicou o vereador, destacando o trabalho humanizado prestado pela entidade.
Em seu requerimento sobre o assunto, Fábio Simoa solicita ao Executivo, por meio da Secretaria da Cidadania, dados detalhados sobre os serviços de acolhimento, qual o seu custo e qual a possibilidade ampliar esse atendimento.