Bate-papo com radialistas da cidade marca a passagem da data, comemorada nesta segunda-feira, 25
O programa Radar Cidadão, da Rádio Câmara, desta segunda-feira, 25, foi dedicado ao Dia do Rádio, que é celebrado hoje. O programa, conduzido por Carlos Garbo, recebeu os radialistas Valter Calis, Guedes Júnior e Kaká Martins, que lembraram histórias das emissoras sorocabanas e de locutores icônicos da cidade.
Valter Calis, que é professor e locutor da Rádio Band Sorocaba; Guedes Junior, da G7 Produções, com ampla experiência em diversas emissoras; e Kaká Martins, que é apresentador e locutor da Rádio Top FM, falaram sobre o início de suas carreiras, suas trajetórias e sobre e importância do rádio para a sociedade, em 101 anos de história, principalmente por meio das rádios comunitárias. Comentaram ainda as mudanças e transformações pelas quais passaram este meio de comunicação com a evolução tecnológica, principalmente com o advento da internet e as mudanças de plataformas.
“O rádio continua vivo e forte. Precisamos ficar atentos com algumas tendências, mas ele continua democrático, rápido e com a mesma essência, que é comunicar, onde você se sente como um amigo do locutor”, destacou Kaká Martins”. “É muito importante contar a história do rádio e incentivar a molecada. É nessa que, de repente, eles se reconhecem e veem que temos profissionais dispostos a ensinar. Se cada um fizer a sua parte e plantar sua sementinha, o rádio não vai morrer jamais”, completou Guedes Júnior.
O Dia do Rádio é tradicionalmente celebrado no Brasil no dia 25 de setembro, em homenagem ao dia do nascimento do médico, professor, antropólogo e ensaísta Edgard Roquete-Pinto (1884-1954), que no dia 7 de setembro de 1922, inaugurou oficialmente o rádio no Brasil, por ocasião das comemorações do centenário da Independência. Foi criada, na época, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a PRA-2, que começou a operar em 30 de abril de 1923.
O Dia do Radialista, comemorado em 21 de setembro, também foi foco do programa. Os convidados ressaltaram, entre as peculiaridades da profissão, o improviso e a criatividade dos locutores, além da paixão por esse meio de comunicação. “O rádio me abriu todas as portas e possibilidades profissionais que a vida me apresentou ao longo desses 36 anos. Então tenho uma gratidão enorme pelo rádio nessa minha história, que começou lá com onze, doze anos”, destacou Valter Calis.
As datas também foram celebradas na Câmara no último sábado, 22, em sessão solene promovida pelo vereador Fausto Peres (Podemos). O programa Radar Cidadão especial “Dia do Rádio” foi transmitido ao vivo pela TV e Rádio Câmara e ficará disponível no portal do Legislativo e nas redes sociais da Casa no Facebook e Youtube.