Programa da Rádio Câmara recebeu o presidente da Comissão de Turismo, vereador Luis Santos (Republicanos), e organizadores do evento, que acontece neste final de semana no Parque das Águas
Em alusão ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, o programa “Manhã Câmara” desta sexta-feira, 22, recebeu o presidente da Comissão de Turismo da Casa, vereador Luis Santos (Republicanos), e convidados para divulgar a Festa das Nações, que acontece neste final de semana no Parque das Águas. O bate-papo contou com a participação da organizadora do evento, Liane Maragatto, e da chefe de seção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniele Leite.
Além da programação da festa, o programa da Rádio Câmara, conduzido por Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo, abordou diversos temas relativos ao fomento do turismo na cidade de Sorocaba, que se destaca, por exemplo, em setores como o turismo de saúde e de negócios. Também foi destaque do programa a implantação da Casa do Turista, com apoio do vereador Luis Santos, que lutou pela abertura do local e encaminhou emendas parlamentares para sua concretização.
Festa das Nações – O evento inédito, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Parque das Águas, terá música, dança, ações culturais e praça de alimentação com comidas típicas de diversos países. Haverá ainda atividades e brincadeiras para as crianças, como Gibiteca Itinerante e Xadrez Gigante, além de prestação de serviços, como vacinação contra a poliomielite, e arrecadação de doações de alimentos. Nesta sexta-feira, a abertura será às 17h, e no sábado e domingo, às 11h. Em todos os dias, a programação segue até às 22h.
A produtora do evento destacou, entre as atrações da festa, a Orquestra Filarmônica Jazz Sesi Senai Sorocaba, com 40 integrantes, que se apresenta no sábado, a partir das 19h30. “É uma das coisas lindas que encontramos. É um projeto, que acontece lá na Avenida Itavuvu, com pessoas de baixa renda. É uma orquestra formada por pessoas comuns, que não são músicos, e aí entra o trabalho maestro Vitor Canassa”, afirmou.
Também citou os destaques culinários, como a cozinha coreana, suíça e portuguesa, entre outras. Segundo a produtora, o evento, que é gratuito e aberto ao público, terá mais de 1500 lugares à sombra e pontos de hidratação. Informou ainda que o público poderá estacionar na via marginal.
Parceria público-privada - Daniele Leite destacou que foi aprovada uma legislação específica que possibilita a realização de eventos privados em locais públicos – como a Festa das Nações, o que tem valorizado o Município e fomentando o turismo regional. “Está sendo muito importante para a cidade essa movimentação. É mais uma opção de lazer para Sorocaba e para os munícipes da região. Estamos avançando bastante. Não dá para falar mais que Sorocaba não tem turismo”, frisou. A representante da Sedetur destacou ainda que Sorocaba já cumpriu diversas etapas para conquistar a classificação de Município de Interesse Turismo.
Liane Maragatto também ressaltou o sucesso da parceria com a Prefeitura para o uso dos espaços públicos em eventos voltados a toda a família. “Estamos na ponta na linha. Nossa função é levar um momento de felicidade, entregando um evento limpo, bonito, seguro, bem organizado e cheio de atrações”, afirmou.
“É uma modalidade, que a administração pública e o meio empresarial está criando, que abre espaço para novas iniciativas e novos projetos que estão acontecendo na comunidade, e isso é muito rico. A população ganha em todos os aspectos”, destacou o vereador Luis Santos. O programa “Manhã Câmara” completo pode ser visto na íntegra nas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba.