Vereador participou do programa Bate-papo com os Vereadores, na TV Câmara Sorocaba, na tarde desta terça-feira, 19.
O vereador Fausto Peres (Podemos) participou do programa “Bate-papo com os Vereadores” desta terça-feira, 19, exibido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, onde falou sobre as atividades desenvolvidas durante o segundo mandato no Legislativo Sorocabano. Na oportunidade, o parlamentar falou de projetos de lei, busca por recursos para o município e o trabalho por melhorias para os bairros da cidade.
Fausto Peres está em seu segundo mandato na Câmara, ocupando a 2ª vice-presidência da mesa diretora, e a presidência das comissões de Cultura e Esporte e de Bem-estar e Proteção Animal, além da comissão especial de Feirantes e Ambulantes. Ele destacou a criação do “Gabinete itinerante”, iniciado em 2017, atuando nas feiras livres da cidade, para ouvir as demandas dos munícipes e encaminhar ao Executivo. “Uma proposta muito importante que estamos mantendo até hoje”, resumiu.
O vereador falou sobre projeto de feiras noturnas, iniciado em 2021, e que será ampliado neste mês com mais três endereços: no Parque das águas, Parque dos Espanhóis e Mercado Distrital. “Tem dado resultado, a população tem ido”, afirma. Segundo ele, a primeira feira em Sorocaba ocorreu por volta da década de 1930, na rua Teresa Lopes, na região da Vila Hortência. “É uma profissão maravilhosa, que se estende de pai para filho”.
Na entrevista, o parlamentar falou do programa parcelamento incentivado do Saae, uma iniciativa para identificar a divida ativa da população com a autarquia e permitir a quitação com desconto em taxas e multas, e parcelamento em até 60 vezes. “Quando sancionada pelo prefeito, o munícipe já poderá procurar os postos de atendimento do Saae para ter acesso ao benefício, que atende também entidades sociais”.
Envolvido com o espore sorocabano, o vereador lamentou o falecimento do ex-jogador do São Bento, Marinho Peres, acontecido na noite do dia 18. “Ele fez história, se formou em Sorocaba, jogou no São Bento, foi pro Palmeiras, jogou no Barcelona da Espanha, capitão da seleção brasileira na Copa de 1974 e depois virou treinador. Nunca ouvimos nada que desabonasse sua conduta como jogador e cidadão”, disse.
Falando sobre o Esporte Clube São Bento, considerado patrimônio de Sorocaba, Fausto Peres destacou os maus resultado do time durante o ano. Segundo ele, falta aporte financeiro para manter a equipe em alto rendimento. O vereador lembrou as passagens do clube pelas divisões D, C e B do campeonato brasileiro e a atual situação na Série A-2 do Campeonato Paulista. O vereador contou sobre a recente alteração do estatuto do clube para que possa se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), e realizar parcerias para receber investimentos. Ele ainda destacou que no próximo mês haverá eleições para definir a nova diretoria do clube. “Para dirigir um clube que em o São Bento é preciso profissionalismo”, disse.
Fausto Peres relembrou a viagem à Brasília, realizada em maio, quando visitou políticos para buscar recursos para a cidade. Segundo ele, uma nova viagem está programa com o mesmo objetivo, que já trouxe para o município cerca de R$ 3 milhões.
Temas em debate – O vereador contou sobre o trabalho para garantir a construção da ponte que vai ligar a avenida Olinda Aires Pauleti com a avenida Ulysses Guimarães e beneficiar o trânsito da região norte. Também destacou a busca por investimentos para revitalização da pista da GM, com calçada, ciclovia e iluminação em LED, que será inaugurada nesta terça-feira, 19.
Fausto Peres falou também sobre demandas na área da saúde, como o atendimento odontológico em UBS (Unidades Básicas de Saúde) e a lei, de autoria do vereador, que cria o atendimento de Fisioterapia Domiciliar. “Foi aprovado pela casa e estamos aguardando o secretário (de saúde) formular as equipes, acredito que dentro de alguns dias já estarão sendo atendidos os cidadãos em suas casas”, afirmou.
Ele ainda citou a iniciativa de declaração de utilidade pública para a Coreso (Cooperativa de Recicláveis de Sorocaba), que envolve cerca de 55 cooperados, em duas unidades. “Estão passando por dificuldades, pois o valor pago por recicláveis diminuiu muito”, contou. Segundo ele, com o certificado de utilidade pública, a entidade poderá participar de emendas parlamentares. “Se Deus quiser, esse ano vamos destinar recurso para esse trabalho tão importante para o município”.
Também foi tratada a discussão sobre a lei que autoriza repasse de incentivo financeiro adicional (IFA) a agentes comunitários e de combate a endemias. De acordo com o vereador, é um direto que existia desde 2014, porém sendo necessária autorização do município a receber o recurso do Ministério da Saúde. Segundo ele, em 2022 houve um aumento no salário dos agentes e o incentivo não foi mais liberado pelo Ministério. Fausto Peres contou que, agora, a intenção é definir uma proposta para que aos agentes do município possam ter acesso ao IFA que não receberam.
Outros temas abordados foram a implantação de patrulha animal para atender denúncias de maus tratos no município, previsão de inauguração de hospital veterinário municipal, fornecimento de cartão alimentação para auxiliares de educação, revitalização de parque no Jardim Santa Luiza, Usina solar fotovoltaica no Retiro São João, espaço para motoboys e Dia do Rádio e Radialista, com sessão solene programada para o dia 23 de setembro.