Proposta do vereador Cristiano Passos (Republicanos) busca contribuir com a memória histórica de Sorocaba
Foi aprovado em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira, 19, o Projeto de Lei nº 247/2023, do vereador Cristiano Passos (Republicanos) que institui como Patrimônio Cultural e Material da Cidade de Sorocaba o “Projeto Trem dos Operários (Locomotiva 58)”. Segundo o parlamentar, a proposta, que busca contribuir com a memória histórica da cidade, é um reconhecimento do papel da linha férrea no desenvolvimento industrial de Sorocaba e região.
A Locomotiva 58, que hoje se tornou um Trem Turístico, foi fabricada nos Estados Unidos em 1891 e simboliza o início da industrialização de Sorocaba no final do século XIX. “Desde 2017, por meio de parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Movimento de Preservação Ferroviária, essa locomotiva vem realizando viagens comemorativas com passageiros, dentro do Projeto ‘Trem dos Operários’, e merece ser reconhecida como Patrimônio Cultural e Material de Sorocaba”, argumenta o vereador.
Operação da locomotiva – Na justificativa do projeto de lei, Cristiano Passos faz um apanhado histórico da locomotiva, que integrou o patrimônio da Estrada de Ferro Sorocabana e entrou em serviço em 1903, quando a ferrovia tinha o nome de Estrada de Ferro União Sorocabana e Ituana. Seu número original era 25, passando a 58 quando da reorganização geral do material rodante da ferrovia em 1918.
Conforme os relatórios da ferrovia da época, é uma locomotiva para trens de passageiros. Seu vagão atrelado à caldeira tem capacidade para 6 mil litros de água e nove metros cúbicos de lenha, com autonomia de aproximadamente 35 quilômetros. Nas décadas de 1920 e 1930, com a entrada no sistema de locomotivas mais modernas, passou a ser usada em serviços de manobras e manutenção da via. Seu último serviço antes da desativação foi no ramal de Dourados, ligando Presidente Prudente a Euclides da Cunha Paulista.
Relíquia histórica – Em 1968, quando o então Armando Pannunzio viabilizava a instalação do Museu Histórico Sorocabano na sede da Chácara Quinzinho de Barros, como parte da criação do Parque Municipal no local, este solicitou a cessão de uma locomotiva da Estrada de Ferro Sorocabana para compor o acervo. A chegada da Locomotiva 58 em Sorocaba, vinda do depósito de Assis, se deu em agosto de 1968. Após completa revisão e pintura pelos ferroviários da Sorocabana, ela foi instalada num pedestal no Parque Municipal.
A locomotiva permaneceu em exposição no Museu Histórico de Sorocaba desde 13 de agosto de 1968 até outubro de 1990 quando, por conta de sua deterioração, devido à exposição em ambiente externo e úmido, foi entregue ao restaurador Lincoln Palaia, com a finalidade de receber restauração funcional para que, futuramente, pudesse realizar passeios entre Sorocaba e Brigadeiro Tobias e Sorocaba até Varnhagem (Fazenda Ipanema), utilizando a linha da Ferrovia Paulista S/A (Fepasa), sucessora da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS).
Em 1998, a Fepasa deixou de existir, sendo absorvida pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA) que, em 2002, devido à falta de lugar apropriado para a utilização da locomotiva em Sorocaba, autorizou o envio da locomotiva para Campinas. Após quatro anos de disputa judicial, mediante Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado de São Paulo, foi determinado o retorno da Locomotiva 58 à cidade, o que se deu em dezembro de 2006. Para tal, a Prefeitura de Sorocaba obteve autorização para garageamento da locomotiva na Estação Paula Souza, próxima ao tronco da malha ferroviária e da Estação Ferroviária Sorocabana.
Viagens comemorativas – Entre 2007 e 2012, a locomotiva fora mantida em funcionamento esporádico para os espetáculos da Cantata de Natal na Estação Ferroviária Sorocabana. Esteve desativada entre 2013 e 2016. Foi recolocada em funcionamento para uma exibição na festa dos 363 anos de Sorocaba e, em 8 de dezembro de 2017, por ocasião do aniversário de emancipação de Votorantim, realizou viagem até a cidade vizinha. Foi o primeiro passo para a implantação de um trem turístico na linha da antiga Estrada de Ferro Votorantim, que reúne condições mais adequadas de operação (gabarito e rampas) para a sua operação do que a linha-tronco da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.
Desde então, a Locomotiva 58 vem realizando viagens comemorativas com passageiros e recebeu a instalação de freio a ar comprimido, entre outras melhorias. Além de responsável pela operação e manutenção da locomotiva, conforme termo de parceria firmado com a Prefeitura de Sorocaba, o Movimento de Preservação Ferroviária, uma organização da sociedade civil, é a atual permissionária de uso da Estação Paula Souza e da linha férrea entre Sorocaba e Votorantim, o Projeto “Trem dos Operários”.