Em entrevista ao Jornal da Câmara, vereador falou também sobre projeto de educação política e demais ações de seu mandato
Transporte especial, educação política e demandas da educação infantil foram alguns dos assuntos tratados pelo vereador Péricles Régis (Podemos) em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, 19, ao Jornal da Câmara, na Rádio Câmara Sorocaba.
Presidente da Comissão de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Péricles Régis criticou a morosidade da Prefeitura para criar uma comissão para acompanhamento da questão do transporte especial no município, demanda cobrada desde o dia 21 de agosto, quando, por sua iniciativa, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal sobre o tema. “Já completou um mês e ainda não criaram a comissão. Se eu pudesse, já teria resolvido isso, seria prioridade, mas infelizmente não cabe a mim resolver isso”, afirmou.
O vereador citou uma série de providências que precisam ser tomadas para melhor atendimento no transporte especial, destacando a necessidade de melhor tratamento dos agentes de bordo aos passageiros. “Isso não é difícil, se resolve com um curso, com as pessoas certas. Precisa de empatia, ver as diferenças. Se a gente tivesse uma comissão, com certeza esse problema seria resolvido”, concluiu.
Educação política – Péricles Régis discorreu também sobre a participação dele na Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados, em Brasília, quando apresentou o projeto “Imersão”, criado por ele em 2019, com o objetivo de desmistificar o funcionamento do Poder Legislativo municipal.
“Foi maravilhoso conseguir levar o trabalho realizado em Sorocaba para o Brasil todo. O Imersão é um trabalho de educação cívica e política. É uma sementinha por onde passaram pouco mais de 300 pessoas e que poderá agora ser replicado em outros lugares”, afirmou o vereador.
Educação infantil – Por fim, Péricles Régis falou sobre sua cobrança constante, inclusive mediante inúmeros requerimentos à Prefeitura de Sorocaba, para criação de mais creches na cidade, além de contratação de mais professores aprovados em concurso público.
O vereador contou que, desde eleito, percebeu que vaga em creche é a demanda mais trazida à Câmara Municipal. Segundo ele, atualmente em Sorocaba há de 2500 a 4000 crianças fora das creches, aguardando vagas.
Péricles Régis lembrou que por sua iniciativa recursos do governo federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram angariados em 2017 para trazer nove novas creches à cidade, mas apenas uma – o Centro de Educação Infantil (CEI) na Vila Almeida – foi criada até hoje. “Tem recursos para fazer isso. É uma questão de prioridades”, concluiu o vereador.
A entrevista com Péricles Régis no Jornal da Câmara foi transmitida ao vivo também pela TV Câmara Sorocaba e pode ser assistida na íntegra nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube).