18/09/2023 08h41
atualizado em: 18/09/2023 08h46
Facebook

Iniciativa visa garantir implantação de saneamento universal no município

Com o objetivo de encaminhar Sorocaba rumo ao cumprimento das metas do Novo Marco do Saneamento, criado pela Lei 14.026/2020, o vereador Ítalo Moreira está sugerindo, por meio de indicação ao Executivo, a adesão do município ao programa UniversalizaSP, lançado pelo Governo de São Paulo, que oferece suporte técnico para cumprimento dos índices de 99% de abastecimento de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto.

“A adesão ao UniversalizaSP significa um passo importante para a comunidade de Sorocaba. Este programa não apenas visa antecipar metas, mas também oferece apoio técnico e estratégico para que o município possa estruturar soluções inovadoras em saneamento básico”, explica o vereador. “A ideia de regionalizar a prestação de serviços, incentivar a modicidade tarifária e atender áreas rurais e núcleos urbanos informais são elementos-chave que transformarão a realidade da nossa cidade”, afirma Ítalo Moreira.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, dos 645 municípios paulistas, 149 ainda não alcançaram a universalização no abastecimento de água e 226 não possuem esgotamento sanitário universalizado. Para atingir esse objetivo, a estimativa é de investimentos na ordem de R$ 26 bilhões, e, considerando os investimentos realizados nos últimos cinco anos, a universalização levaria cerca de 30 anos para ser concluída no Estado. “Portanto, a adesão ao UniversalizaSP se mostra como uma oportunidade única para acelerar esse processo e garantir um futuro mais saudável e sustentável para todos os sorocabanos”, conclui o vereador.

(Assessoria de imprensa – vereador Ítalo Moreira)