15/09/2023 16h40
atualizado em: 15/09/2023 16h49
Facebook

Evento, de iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT), foi realizado na tarde desta sexta-feira, 15.

A Câmara Municipal realizou, na tarde desta sexta-feira, 15, sessão solene em homenagem à posse da nova diretoria da União Sorocabana dos Estudantes Secundaristas (Uses).   A iniciativa da celebração foi da vereadora Iara Bernardi (PT) e contou com a participação da vereadora Fernanda Garcia (Psol), estudantes e convidados.

Na abertura do evento, Iara Bernardi lembrou da importância dos estudantes secundaristas para a história da democracia o país e nas lutas por melhorias na educação. “No enfrentamento à ditadura, quantos foram perseguidos e mortos? Marco Antônio Dias Batista, secundarista sorocabano e talvez a mais jovem vítima da ditadura militar, Alexandre Vanuchi Leme, e tantos outro pelo Brasil que sofreram as consequências de uma ditadura militar e o que os estudantes representaram na luta pela volta a democracia. E vocês fazem isso de novo. Isso muito me alegra”, declarou.

A vereadora destacou a atual mobilização dos jovens em torno do debate sobre temas como o novo ensino médio, a falta de professores e estudantes abandonando o ensino médio. “Esse enfrentamento nós vamos ter que fazer, não vocês sozinho. É hoje que vocês precisam de apoio e de estrutura. A volta da USES e a organização dos estudantes no Brasil é uma coisa extremamente positiva para garantir agora a volta da nossa democracia”, disse Iara, saudando outras entidades estudantis que se reorganizam atualmente no Brasil.

Fernanda Garcia destacou a herança do movimento estudantil, marcado pelas organizações, lutas e conquistas. “Quando a gente diz que é o futuro, é o futuro das novas gerações. É resultado do que a gente faz no presente. Vocês aceitaram o desfio de representar outros estudantes e isso é uma responsabilidade grandiosa de transformar o espaço que vocês estão. A partir do ato de discutir política, seja sobre uniforme, de gênero, melhorias na merenda, estrutura, diálogo entre direção e estudantes. Isso é transforma o espaço dentro e fora da escola”, resumiu a vereadora, parabenizando e desejando sucesso à nova diretoria da Uses.

André Josué do Carmo, presidente da Uses para o próximo biênio, falou em nome da entidade e agradeceu a homenagem. Ele destacou pontos que serão desafios para a luta dos estudantes, como o novo ensino médio que tem prejudicado o acesso ao ensino superior, e pediu união para mobilização em torno dos objetivos da categoria. “É importante que a gente saiba pautar quais os passos a juventude quer, não adianta outras pessoas decidirem, porque amanhã quem vai ocupar esse espaço, na prefeitura, somos nós”, disse.

O presidente da Uses contou que a entidade tem sido boicotada pela Secretaria Estadual e Diretoria Regional de Educação, mas que tem resistido e lançando pauta de luta, como o passe livre estudantil. “A nossa juventude está se formando dentro da escola, em sociedade, para que sejamos representantes nas nossas comunidades, escolas e universidade. A Uses está por cada estudante aqui presente e pelos 115 mil estudantes que representamos”, finalizou.

Vice-presidente da Uses, Isabela Magalhães utilizou a tribuna para agradecer e enaltecer a participação dos estudantes na Audiência Pública sobre tarifa zero no município, além do empenho dos jovens na reconstrução da entidade e na mobilização pelas pautas atuais. “É gratificante ver vocês aqui lutando cada vez mais por isso e estando presentes aqui”, disse.

Na sequência, foram empossados como diretores da Uses e receberam votos de congratulações os estudantes Richard Lorenzeti (diretor de comunicação), João Vitor Benites Florentino (diretor de escolas técnicas e estágio), Rebeca Caroline de Almeida Cruz (diretora de cultura), Luana Ribeiro (diretora de esportes), Milena Schuab (diretora de mulheres), Paola Paiva Dias (diretora de promoção e igualdade racial), João Vitor Bertoleti (secretário geral), Lucas Pássaro Barros (1º secretário geral), Julia Oliveira da Cunha (tesoureira geral), Isabela Magalhães (vice-presidente) e André Josué do Carmo (presidente). Carlos Cervolo (diretor de grêmios estudantis) não esteve presente, mas também foi empossado.