O vereador se inspira em modelo criado na cidade de Catalão, em Goiás, que, segundo ele, tornou-se um marco de inovação
“A união entre cultura e tecnologia não apenas engendra expressões artísticas inovadoras, mas também é um pilar fundamental da economia criativa.” A afirmação é do vereador Ítalo Moreira ao defender, por meio de indicação na Câmara Municipal, a criação da “Casa Criativa” em Sorocaba, um polo de inovação em cultura e tecnologia, nos moldes da “Casa Criativa” existente em Catalão, no Estado de Goiás.
“A economia criativa engloba atividades que combinam criatividade, habilidade e talento com o potencial de geração de empregos e riqueza através da produção e comércio de bens e serviços criativos. É um setor em rápido crescimento que pode trazer vitalidade econômica, fornecendo soluções inovadoras para desafios urbanos e promovendo a diversidade cultural”, afirma Ítalo Moreira.
Para o parlamentar, a cidade de Catalão, em Goiás, exemplifica a eficácia dessa combinação: “A Casa Criativa CMOC, em Catalão, tornou-se um marco de inovação, fomentando uma profunda interação entre artistas, coletivos criativos e produtores de tecnologia digital. O impacto cultural e econômico da iniciativa em Catalão serve de inspiração e demonstra o potencial transformador da economia criativa” – enfatiza Ítalo Moreira.
Em sua indicação, Ítalo Moreira observa que a implantação da Casa Criativa em Sorocaba poderá incentivar a criação de esferas de tecnologia e arte, potencializando a produção de conteúdos inovadores e criando um ambiente propício para a interação e a colaboração entre diferentes atores da economia criativa. “A Casa Criativa seria uma incubadora para impulsionar projetos e startups nas áreas de tecnologia, comunicação e artes em consonância com o tempo de rápidas transformações em que vivemos” – finaliza, ao reiterar seu pedido ao Executivo para que encampe sua sugestão.