14/09/2023 11h42
atualizado em: 14/09/2023 11h40
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Esse e outros assuntos foram abordados pela vereadora em entrevista ao Jornal da Câmara

Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 14, ao Jornal da Câmara, na Rádio Câmara, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) voltou a defender a atuação de assistentes sociais e psicólogos nas escolas municipais. Após realizar audiência pública com o tema, a vereadora elaborou um projeto de lei com a determinação de inclusão dos referidos profissionais na rede pública sorocabana.

Fernanda Garcia salientou que desde 2019 está em vigor a Lei Federal n° 13.935, que determina a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. A norma, entretanto, segue sem ser implementada em Sorocaba. Com o intuito de incentivar a aplicação na cidade, a vereadora elaborou um projeto de lei com o mesmo teor. “Apresentamos o projeto para que haja uma provocação ao prefeito, para que possa encampar a nível municipal”, explicou.

Além do cuidado com os alunos, a vereadora destacou que a implementação do serviço de psicólogos e assistentes sociais também contribuirá para os cuidados de saúde mental dos professores e demais profissionais das escolas, que, segundo ela, têm adoecido por excesso de trabalho e em virtude de demais riscos ocupacionais.

Violência contra a mulher – Fernanda Garcia falou também sobre o combate à violência contra a mulher, destacando a campanha Agosto Lilás, que foi instituída em Sorocaba por sua iniciativa.

A vereadora apresentou a cartilha “Mulher, vire a página”, da qual foram produzidas 87 mil unidades, com recursos de emenda impositiva de sua autoria, que estão sendo distribuídas nas UBSs da cidade. 

Por fim, Fernanda Garcia discorre sobre o projeto “Lei Maria da Penha vai à Escola”, contando que visitou várias escolas em agosto, onde a iniciativa teve boa recepção tanto de alunos quanto do corpo docente. 

O Jornal da Câmara com a vereadora Fernanda Garcia foi transmitido ao vivo também pela TV Câmara Sorocaba e pode ser visto na íntegra nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube).