13/09/2023 08h07
atualizado em: 13/09/2023 08h12
Facebook

O parlamentar quer saber se o CEI-14 possui estrutura suficiente para acomodar os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental

A oferta de vagas para alunos do ensino fundamental na região do Éden e Cajuru é uma das preocupações do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que, por meio de requerimento na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária de terça-feira, 12, volta a tratar do assunto. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre a previsão de turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental, para o ano letivo de 2024, no Bairro do Éden.

“Recebemos informações de que, no ano letivo de 2024, as escolas da rede municipal de ensino localizadas no Bairro do Éden não terão salas suficientes para acomodar os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. Desde 2020, os alunos e suas famílias sofrem com a falta de estrutura para atender as crianças que estão iniciando essa fase de extrema importância na vida escolar”, afirma o vereador.

Segundo João Donizeti, consta que, para acomodar os alunos dessa fase de ensino, a Prefeitura Municipal deverá utilizar algumas salas do Centro de Educação Infantil Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (CEI-14). O vereador lembra que essa é única escola do bairro que atende alunos da pré-escola e, caso venha a atender as crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental, pode haver uma lotação que irá prejudicar o rendimento escolar das crianças.

João Donizeti observa que o Éden conta com outras três escolas (Oswaldo de Oliveira, Carmem Paulina e Renata Cabrerisso) e todas deveriam atender alunos de 1º Ano. Em razão dessas questões, o vereador indaga, em seu requerimento, se o CEI-14 possui estrutura suficiente para acomodar, de forma segura e confortável, os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental e se a Prefeitura possui um plano alternativo para resolver o problema.

O parlamentar também indaga como será feita a divisão da estrutura das turmas; qual o número previsto de alunos para cursar o 1º Ano do Ensino Fundamental nas escolas Oswaldo de Oliveira, Carmem Paulina e Renata Cabrerisso e se existe previsão de construção de nova unidade escolar para alunos do 1º ao 5º Ano para o Bairro do Éden.