O vereador observa que a referida carga suplementar era destinada aos professores para atender alunos no Projeto “Lugares de Ler”
O vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT), por meio de requerimento na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 12, solicita informações ao Executivo sobre o encerramento da carga suplementar para professores atuarem no Projeto “Lugares de Ler”, de incentivo à leitura, e no Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD).
O vereador lembra que a Secretaria de Educação implantou o Projeto “Lugares de Ler” para desenvolver a competência leitora dos alunos, por meio do acesso a livros paradidáticos, tendo professores como mediadores de leitura, através de contação de histórias e outras estratégias de leitura diversificadas, conforme realidade de cada escola.
“A esses professores foi atribuída carga suplementar de trabalho para atenderem aos alunos três vezes por semana. Entretanto, de forma abrupta, os educadores foram surpreendidos com um comunicado da Secretaria de Educação informando que, por motivo de contingenciamento de despesas, a carga suplementar para esses professores será encerrada”, afirma Salatiel Hergesel.
Formação de leitores – O vereador ressalta que o Projeto Lugares de Ler é tão relevante que, em setembro do ano passado, a própria Prefeitura de Sorocaba, em matéria veiculada no seu portal oficial na Internet, enfatizava que o programa se estendia a 43 mil crianças da rede municipal de ensino e era essencial para a formação de leitores.
“O encerramento da carga suplementar dos professores, que compromete programas como o Projeto Lugares de Ler, casou grande insatisfação dos pais e docentes, tendo em vista os poucos projetos pedagógicos do município”, afirma Salatiel Hergesel, que, em seu requerimento, elenca uma série de mensagens, públicas e privadas, recebidas por seu gabinete, criticando a medida.
Em razão disso, o vereador indaga ao Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, qual foi a principal motivação para que os referidos projetos pedagógicos, como o Projeto Lugares de Ler, fossem suspensos e qual a expectativa de que esses projetos sejam retomados. Também indaga qual a data de retorno para a carga suplementar do Projeto “Lugares de Ler” e do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD).