11/09/2023 09h08
Facebook

Por iniciativa do vereador Ítalo Moreira, o professor Alex Sandro Lucas dos Santos recebeu o Título de Cidadão Sorocabano

O professor Alex Sandro Lucas dos Santos, diretor de escola que também se dedica a pesquisas sobre gestão de escolas inovadoras, entre outras ações pedagógicas, foi agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 6. A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira, que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com a professora Sol Brito, supervisora de ensino da Escola Duljara Fernandes de Oliveira; pastor Dênis Diniz, da Igreja Batista da Lagoinha em Sorocaba; e Cícera Esther Ribeiro de Lima, da Associação de Pais e Mestres da Escola Duljara Fernandes de Oliveira.

Ao saudar o homenageado, que é diretor Escola Municipal Duljara Fernandes de Oliveira, o vereador Ítalo Moreira disse que, além do gestor e do líder, vê-se no professor Alex Sandro uma pessoa devotada a Jesus Cristo, que transmite amor pelas pessoas. “O carinho de Alex Sandro transborda no ambiente. A gestão dele, como educador, é reflexo desse amor que ele tem pelo próximo. Lembra um pai, liderando a todos, estimulando a todos, dando voz a todos como um líder democrático, que une a comunidade. É uma pessoa simplesmente fantástica” – enfatizou Ítalo Moreira, ressaltando que Alex Sandro é um diretor preocupado com a escola e com a qualidade do ensino e que inspira outros bons diretores de escola.

Ao agradecer o vereador Ítalo Moreira pela homenagem, Alex Sandro disse que sempre foi impulsionado pela fé em Deus, que operou milagres em sua vida. “Sou um menino que tinha tudo para dar errado. Mas esse mesmo menino encontrou se com um Deus capaz de mudar qualquer história e assim o fez. E usou para isso a educação, que foi preponderante para a minha transformação de vida. Foi também servindo a Deus que aprendi que a vida só tem sentido se eu incluir nessa trajetória o propósito de servir as pessoas”, disse Alex Sandro. 

O homenageado enfatizou que “ser educador é mais do que um trabalho, é um propósito de vida” e agradeceu seus colegas de escola e de igreja pelo apoio. Por fim, Alex Sandro ressaltou o papel central da família em sua vida, através do amor e do apoio de sua esposa, Mariana Faustino dos Santos, e da filha Helena, bem como do filho Davi, que ainda está sendo gestado. Durante a sessão solene, várias pessoas deram seu depoimento sobre o trabalho realizado pelo homenageado como professor, diretor de escola, pesquisador da educação, além de pai, esposo, amigo e cidadão.

Dados do homenageado – Alex Sandro Lucas dos Santos nasceu em Cambará, no Paraná, em 18 de fevereiro de 1989, filho de Zenailda dos Santos e Gilberto dos Santos. Cresceu e viveu em Jacarezinho, também no Paraná, e foi um aluno dedicado. Aos 14 anos, devido a uma má formação no fêmur, teve necessidade uma prótese. Apesar das imensas dificuldades, uma vez que ainda não eram comuns as políticas de acessibilidade, cursou Letras e Literatura na Universidade Estadual do Norte do Paraná e Pedagogia no Instituto Superior de Educação Alvorada Plus. Para sustentar seus estudos, vendia ovos de chocolate. 

Depois de formado, foi gestor educacional no Sesc de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Atuou como professor polivalente em outras instituições de ensino do interior do Paraná, inclusive do Senai, em Santo Antônio da Platina e Ourinhos e fez Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná, o primeiro de sua família a se tornar mestre. Foi aprovado no programa de Doutorado em Educação pela Universidade de São Carlos (UFSCar), onde se dedica a pesquisar sobre gestão educacional em escolas inovadoras.

Em 2021, foi convocado para ser professor no Instituto Federal do Paraná, por meio de concurso para o qual tinha sido aprovado em 2019, mas optou por permanecer em Sorocaba, devido à aprovação e efetivação em outro concurso público, como diretor de escola na Prefeitura de Sorocaba. Além de professor no Centro Paula Souza, atuando na Etec Fernando Prestes, e colaborador do Sebrae, também é diretor da Escola Municipal Duljara Fernandes, entre outras atividades.

A sessão solene contou com apresentações musicais da banda do Ministério de Louvor da Igreja da Lagoinha, formada por Naamã Fontes, Fátima Souza, Alexander Sanchez, Wesley Santos, Reginaldo Mendes e Edson Barbosa. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano, nas quais pode ser vista na íntegra pelo Facebook e YouTube.