06/09/2023 16h30
atualizado em: 06/09/2023 09h20
Facebook

De autoria do vereador João Donizeti, lei prevê intercâmbio de programas científicos, sociais, ambientais, culturais, esportivos e comerciais

As cidades de Sorocaba e de Xiamen, na China, passam a ser reconhecidas, oficialmente, como cidades-irmãs, podendo realizar intercâmbio de programas científicos, sociais, ambientais, culturais, esportivos e comerciais. É o que estabelece a Lei n° 12.872, de 30 de agosto de 2.023, de autoria do vereador João Donizeti (PSDB), publicada no Jornal do Município.

Na justificativa da lei, João Donizeti conta que, com uma população de 5 milhões de pessoas, a cidade portuária de Xiamen é um dos símbolos do sucesso econômico da China, sendo sua indústria composta em 49% pelo setor terciário (serviços financeiros), 50% secundário (eletrônicos e máquinas) e 1% primário (agricultura).

Além disso, a ilha de Guliangyu, localizada em Xiamen, é uma região famosa por sua arquitetura, que carrega influências do estilo colonial e do movimento art déco, tombada como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

São Paulo e Fortaleza já são cidades irmãs de Xiamen, e Sorocaba está trabalhando atualmente em inúmeros projetos na área de tecnologia e comércio junto de representantes da cidade chinesa. João Donizeti explica que do ponto de vista jurídico, os convênios de irmandade representam base formal e legal para o estabelecimento de eventuais acordos de cooperação técnica, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico.