05/09/2023 18h10
atualizado em: 05/09/2023 18h12
Facebook

O movimento pretende ajudar o Brasil, contribuindo com o reforço no estoque dos hemonúcleos do país.

Em apoio à mobilização proposta pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), o vereador Aith (PRTB) esteve nesta segunda-feira (04) no Hemonúcleo de Sorocaba, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, no Jardim Vergueiro, onde fez doação de sangue.

A Campanha Patriota de Doação de Sangue consiste em convocar a população a doar sangue na semana em que é comemorada a Independência do Brasil e vem recebendo grande adesão em todo o país, a exemplo de Brasília, onde  mais de 14 mil pessoas  já solicitaram agendamento no único hemocentro público da cidade, com capacidade máxima para 270 pessoas por dia.

“Não vamos para às ruas, porque não apoiamos esse governo corrupto e seus desmandos, mas, podemos servir ao país, doando o nosso próprio sangue por aqueles que precisam. Quem não puder ir antes do dia 7 de Setembro, pode ir nos dias seguintes, o importante é participar!”, ponderou Aith.

De acordo com o Hemonúcleo, para ser doador é preciso seguir alguns requisitos:
*Estar alimentado. (refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação);
*Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem drogas nas últimas 12 horas;
*Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
*Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
*Ter repousado bem na noite antes da doação;

O candidato à doação deve ainda estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo; pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas); ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal; sendo o limite de idade para primeira doação 60 anos.

Também fazem parte das regras para doação: não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS; não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses; não ter diabetes; não estar grávida, nem com suspeita de gestação; não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

(Assessoria de Imprensa – vereador Aith/PRTB)