05/09/2023 15h46
atualizado em: 05/09/2023 15h50
Facebook

Vereador falou sobre mudança de partido, atividades do mandato e projetos a serem desenvolvidos pelo município.

A mudança de partido, as conquistas e as atividades do mandato foram temas abordados pelo vereador Fernando Dini (PP) durante participação no programa Bate-Papo com os Vereadores, realizado nesta terça-feira, 5, com apresentação do jornalista Carlos Garbo e transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba.

O parlamentar lembrou que a troca de partido não muda o compromisso com a população e destacou que o Progressista há mais de 11 não tinha representatividade na Câmara. “O quarto maior partido de Sorocaba estava esquecido”, disse, afirmando que aceitou o convite do deputado Maurício Neves para integrar a legenda e que o partido está aberto a novas filiações. “Nossa missão é crescer”, falou.

Fernando Dini comentou sobre a escolha como melhor vereador de Sorocaba em pesquisa realizada em 2022, dizendo que o resultado é consequência do trabalho desenvolvido na Câmara. Sobre as atividades do mandato, destacou a luta por um novo batalhão e o aumento do efetivo da Polícia Militar em Sorocaba. “Protocolamos um ofício na Secretaria Estadual de Segurança para Sorocaba ser contemplada com um segundo Batalhão da PM. Precisamos reforças o 7º BPM colocando mais tranquilidade na nossa cidade”, comentou, afirmando que o secretário de segurança, Guilherme Derrite, se mostrou entusiasmado com a ideia.

O vereador contou que tem grande contato com os munícipes e afirmou que muitos dos projetos de lei apresentados no legislativo partem da participação dos sorocabanos. “Nossas melhores leis forma colocadas pela população, como  a  do canudo plástico, que foi trazida por um garçom. Outra lei é do aluguel para vítimas de violência doméstica. Minha mãe é advogada e uma cliente a procurou pois era refém do marido, financeira e patrimonial, e sofria diversas violências, mas não saia de casa por não ter aonde ir”, explicou, lembrando que a lei paga seis meses de aluguel para a vítima poder retomar a vida.

Na área da saúde, Dini falou de problemas que tem afetado a população, como a falta de farmácia na UPH da Zona Leste e a fila para realização de exames. O vereador ainda destacou a necessidade de oferecer atendimento odontológico especializado para autistas. “Precisamos ter a missão de fazer com que a saúde chegue para todos”, ressaltou.

Sobre educação, o vereador falou sobre a importância da busca ativa por crianças que estão fora da escola e a necessidade de creche noturna. Ele citou como argumento a experiência de abrir o escritório político durante a noite e a grande procura de pessoas que trabalham durante o dia. “Seria para que mãe e pais que trabalham em postos de combustíveis, hospitais, lojas de conveniência, tenham condições”, explicou. Dini contou também sobre a fiscalização nas obras de reestruturação da Escola Sorocaba Leste “Wanderlei Acca”.

Fernando Dini citou outros temas que são foco de atenção no município, como campanha de vacinação antirrábica; revitalização do campo do Espanha; atividades sociais, como o projeto esportivo para crianças e grupo de ginástica da terceira idade, realizados no Parque dos Espanhóis; fiscalização contra ligações clandestinas de esgoto; e a instalação de feiras noturnas. Sobre legislação, o vereador detalhou a nova lei de sua autoria que permite a cassação de alvará de estabelecimentos comerciais que exploram a mão de obra infantil.

Com participação de espectadores, Fernando Dini ainda respondeu questionamentos sobre diversos temas e elencou requerimentos enviados ao Executivo solicitando informações de em vários temas de interesses da população. O programa Bate-Papo com os Vereadores pode ser visto na integra nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook) e durante a programação da TV Câmara.