05/09/2023 13h11
atualizado em: 05/09/2023 13h11
Facebook

O vereador defende a ampliação do número de doenças a ser detectadas precocemente pelo teste, como forma de prevenção

Enfatizando que o chamado “Teste do Pezinho” é uma ferramenta fundamental para a detecção precoce de doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos, o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), por meio de requerimento na Câmara Municipal de Sorocaba, solicita ao Executivo providências visando à ampliação do acesso ao Teste do Pezinho completo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

“O Teste do Pezinho é um exame capaz de proporcionar diagnósticos precoces, permitindo intervenções médicas mais eficazes e reduzindo os impactos negativos das doenças na saúde dos bebês. A inclusão de um maior número de doenças nesse teste aumenta a capacidade de identificar patologias que, se não tratadas a tempo, podem levar a sérias complicações de saúde” – explica o vereador, destacando também a contribuição do teste para a redução da mortalidade infantil.

Em seu requerimento, João Donizeti indaga quais são os critérios utilizados pelo Ministério da Saúde para a inclusão de novos exames no Programa Nacional de Triagem Neonatal e qual o número de doenças atualmente contempladas no Teste do Pezinho fornecido pelo SUS. O parlamentar também indaga se existe algum estudo técnico que avalie os benefícios e os custos relacionados à ampliação do Teste do Pezinho completo no SUS e quais os dados epidemiológicos mais recentes sobre a incidência das doenças contempladas no teste.

O vereador também faz indagações sobre o impacto socioeconômico das doenças detectadas pelo Teste do Pezinho na população brasileira; as complicações de saúde associadas às doenças que poderiam ter sido detectadas pelo Teste do Pezinho completo; os resultados observados em termos de prevenção e tratamento das doenças em países que oferecem o Teste do Pezinho mais completo; e qual a previsão para avaliação e possível ampliação do Teste do Pezinho completo no Programa Nacional de Triagem Neonatal.