05/09/2023 11h20
Facebook

Em seu requerimento de votos de congratulações, a vereadora destacou a importância das universidades públicas para o desenvolvimento da região

O curso de licenciatura em Pedagogia da UFSCar, Campus de Sorocaba, foi objeto de votos de congratulações da vereadora Iara Bernardi (PT) por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Sorocaba. O referido curso obteve as notas máximas padronizadas – tanto em formação geral, como em conhecimentos específicos – na prova do último Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2021.

“Tenho muito orgulho de ter trabalhado, como deputada federal, para trazer para Sorocaba a UFSCar, inclusive com grande resistência, na época, da própria cidade. Não tínhamos nenhuma vaga de ensino superior público e gratuito em Sorocaba para os nossos estudantes. Todas as vagas de ensino superior eram pagas e privadas. Trouxemos a UFSCar em 2006 e, hoje, ela completa 15 anos, com as melhores avaliações do Ministério da Educação entre as universidades do Brasil, como é o caso do curso de licenciatura em Pedagogia”, afirmou Iara Bernardi, na tribuna, ao destacar seu requerimento.

Em seu requerimento, Iara Bernardi destaca que o curso de licenciatura em Pedagogia da UFSCar, campus Sorocaba (juntamente com a Unesp, campus São José do Rio Preto), obteve as notas máximas padronizadas no Enade que avaliou 1.278 cursos de Pedagogia no país desenvolvidos em instituições públicas e privadas. “Sinto muito orgulho por ter lutado para a vinda da UFSCar para Sorocaba”, enfatizou a vereadora, lembrando sua luta, que, segundo ela, sofreu resistência na época.

Iara Bernardi afirma, no requerimento, que o curso de Pedagogia da UFSCar forma profissionais que são “promotores da cidadania, aptos a atuar na docência e na gestão de instituições e projetos pedagógicos e educativos, bem como na produção, aplicação e difusão do conhecimento científico e tecnológico em contextos escolares e não escolares, numa abordagem interdisciplinar do fenômeno educacional e seus fundamentos históricos, políticos e sociais, visando ao desenvolvimento de sociedades sustentáveis”.

Na tribuna, Iara Bernardi observou que diversas audiências públicas da Câmara Municipal de Sorocaba contam com a participação de pesquisadores das universidades públicas, como a UFSCar e a Unesp, o que mostra a contribuição desses profissionais para o desenvolvimento do município e região. Ao ser destacado e aprovado em plenário, o requerimento de Iara Bernardi contou com aparte da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que também enalteceu o trabalho da universidade em Sorocaba e região.