O vereador, por meio de requerimento, questiona a falta desse profissional na unidade e o impacto que isso causa no atendimento
O vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB) foi procurado por munícipes que se utilizam dos serviços da Unidade Básica de Saúde “Márcia Mendes”, no Central Parque, e se queixam das dificuldades referentes ao atendimento médico na unidade. Em razão disso, o vereador, por meio de requerimento na Câmara Municipal, solicita informações ao Executivo sobre o atendimento na referida UBS.
“Grandes filas estão se formando na porta da UBS desde a madrugada e pacientes de diversas especialidades, inclusive a de psiquiatria, que precisam passar pelo clínico geral para obtenção de receita de medicamentos de uso contínuo, ficaram horas aguardando atendimento, para posteriormente receberem a informação de que o médico estaria de férias, não havendo nenhum outro profissional para cobrir esta ausência”, afirma Dr. Hélio Brasileiro em seu requerimento.
O vereador observa que, no último dia 1º de agosto, a informação transmitida aos pacientes de psiquiatria foi de que o profissional regressaria apenas no dia 17 de agosto, sem haver outra maneira de atendimento. “Um desses pacientes, no caso, é regular na UBS e faz uso de medicamento contínuo, e a ausência do profissional implicaria na interrupção do tratamento, já que o mesmo fica sem receita para retirada de remédios”, afirma o parlamentar.
Dr. Hélio Brasileiro, que é médico, enfatiza que o transtorno psiquiátrico traz prejuízos nas funções cognitivas, na percepção, no afeto, no comportamento e nas atividades sociais. “O mínimo que deveria ser feito, visando a humanização, seria avisar aqueles que aguardam pelo atendimento específico, em fila, que não há profissional na UBS para atendê-los”, ressalta o vereador.
Em seu requerimento, o vereador Dr. Hélio Brasileiro quer saber do Executivo por qual motivo não havia, no período informado, profissional para atender os pacientes de clínica geral para suprir o servidor que cumpre férias. Também indaga o que será feito para sanar a situação ou se já está regularizada. Por fim, pede que o atendimento seja mais humanizado e, caso ocorra novamente a falta de um profissional, solicita que os pacientes que estão na fila sejam informados.