Parlamentar falou da atuação no Legislativo no programa exibido pela TV Câmara Sorocaba, nesta sexta-feira, 1º.
O vereador Péricles Régis (Podemos) participou do programa Bate-Papo com Vereadores na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, e falou sobre a experiência, projetos e desafios de atuar no Legislativo sorocabano. A entrevista, conduzida pelo apresentador Carlos Garbo, foi exibida ao vivo pela TV Câmara.
Na oportunidade, o parlamentar destacou o trabalho realizado na área de empregabilidade, seja na divulgação de vagas nas redes sociais como também na Câmara, na autoria de projetos que beneficiem a geração de vagas, recolocação e qualificação profissional no município. Entre as principais iniciativas, Péricles Régis lembrou da descentralização do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e os mutirões de emprego.
O vereador ressaltou a necessidade de constante atualização de conhecimento para ampliar as oportunidades de emprego, citando os cursos disponíveis na Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios) e as emendas enviadas para a manutenção da entidade. “A ideia é fazer com que os cursos da Uniten já sirvam como experiência para que os alunos possam ir ao mercado de trabalho”, contou.
Péricles Régis citou que muitas das iniciativas do mandato surgem de ouvir a população, como a Lei dos Celíacos, que se tornou referência nacional. Como Presidente da Comissão de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o vereador lembrou da audiência pública realizada na Câmara, que durou mais de quatro horas e discutiu as dificuldades e melhorias necessárias para o serviço. “As pessoas que estavam aqui foram ouvidas e daqui saíram muitas ideias”, disse o parlamentar, destacando a criação de uma comissão envolvendo pais de usuários, autoridades e empresa de transporte para buscar soluções para os problemas atuais.
No programa, o vereador falou também da lei 12.633, de 2022, que determina a realização de sessão de cinema adaptada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos cinemas da cidade. “É um ambiente adaptado, mas não é exclusivo. Quem não é autista, pode participar também, é inclusivo. O que está faltando é divulgação”, destacou, pedindo para que as pessoas ajudem a divulgar essa iniciativa.
Péricles Régis ainda comentou sobre requerimentos enviados ao Executivo solicitando informações de diversas áreas, como segurança, e as possibilidades de parcerias público-privadas para novas iniciativas no município e parceria com o Sebrae para ampliação dos serviços aos munícipes. Sobre taxas e impostos, o vereador fez um alerta para quem é MEI (Microempreendedor Individual) e que paga conta de água comercial. “É três vezes mais cara e está errado. Existe lei que não pode cobrar tarifa comercial de MEI, é tarifa residencial, mais barata. Então é preciso olhar a conta de água e conferir. É um direito básico e as vezes as pessoas não sabem”, explicou.
O vereador falou sobre a novidade da “Van do PAT”, que leva o serviço aos sorocabanos de todas as regiões da cidade, a lei que determina a regularidade na comprovação do cumprimento das cotas de emprego em empresas que prestam serviços ao município, lei do glúten (Celíacos) e a necessidade de um censo sobre moradores de rua em Sorocaba. “Estou pedindo esse censo para termos dados para a criação de políticas públicas e trazer verbas para ajudar essas pessoas”, disse. Péricles Régis finalizou lembrando sobre o projeto de imersão na política, de sua autoria, que foi selecionado para ser apresentado na Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados. “É a primeira vez que Sorocaba terá representatividade num evento como esse”, destacou.
O programa Bate-papo com Vereadores pode ser visto na íntegra nas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba e durante a programação da TV Câmara Sorocaba.