31/08/2023 09h04
atualizado em: 31/08/2023 09h14
Facebook

Por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PL), foram homenageados os pastores José Luiz Pinto e Waldemar Alonso Filho

Em razão do trabalho social e espiritual que realizam na cidade, os pastores José Luiz Pinto e Waldemar Alonso Filho foram homenageados, respectivamente, com o Título de Cidadão Sorocabano e o Título de Cidadão Emérito, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 30, por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PL).

O vereador presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: capitão José Augusto Bravo, comandante do 2º e 3º Pelotões do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental; pastora Neide Aparecida Silva Prado, vice-presidente da Igreja Pentecostal Maravilhoso Conselheiro; Antônio Carlos Costa Curta, presidente da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira. O evento contou com apresentações musicais com a Banda Ellos Voices.

Em sua saudação aos homenageados, o vereador Dylan Dantas afirmou que os pastores e capelães José Luiz Pinto e Waldemar Alonso Filho são “homens que realmente fazem diferença, pois, de fato, trabalham para que haja o progresso, o crescimento e o desenvolvimento não somente da cidade de Sorocaba, mas também do ser humano que nela habita”. O vereador destacou que o trabalho de capelania lida, sobretudo, com o ser humano, levando conforto espiritual, por exemplo, aos internados em hospitais.

Dados dos homenageados – Agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano, José Luiz Pinto nasceu na cidade de São Paulo em 25 de agosto de 1973. Recebeu o Título “Comendador Veteranos da Força Aérea Brasileira”. Mudou-se para Sorocaba em 1998. É bacharel em Direito, em Serviços Sociais, em Teologia e Educação. Serve hoje como pastor capelão e atua como radialista na Rádio Cultural FM, no programa “Viva Legal Cidadão”. É servidor na Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania.

Agraciado com o Título de Cidadão Emérito, Waldemar Alonso Filho é pastor e capelão desde 2010 e atualmente é o presidente da Capelania Evangélica Federal e Internacional. Em seu histórico coleciona ações sociais que evidenciam um verdadeiro desprendimento de si e doação ao próximo. Tendo desenvolvido projetos nas diversas áreas da capelania hospitalar, visitando enfermos e familiares, realizando trabalhos sociais em asilos, estando sempre envolvido na capelania esportiva e desenvolvendo ações nas comunidades, principalmente com os mais carentes.

Tem ainda atuação importante com a capelania escolar realizando ações que visam atender os alunos nas suas necessidades espirituais, sociais e familiares. Ministra treinamento e capacitação em todo o Brasil para homens e mulheres que desejam atuar nas diversas áreas sociais, como por exemplo na Capelania Prisional. Realizou diversos ofícios fúnebres, levando uma palavra de conforto às famílias enlutadas.

Buscando promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue para o Hemonúcleo de Sorocaba, anualmente convida todos os Capelães para um evento de doação de sangue. Casado com Fabiana Alonso e pai de dois filhos, além de cuidar da família, serve como pastor na Igreja Evangélica “Livres para Adorar” em Sorocaba há mais de 10 anos. Também realiza trabalhos missionários no sertão nordestino desde 2016, em especial no sertão de Sergipe. 

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).