Acatado em primeira discussão nesta terça-feira, projeto de João Donizeti Silvestre (PSDB) é voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e quem mais necessitar.
De autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), o Projeto de Resolução nº 11/2023, que estabelece que a Câmara Municipal de Sorocaba disponibilizará fone antirruído para utilização durante as sessões ordinárias, sessões extraordinárias, sessões solenes e audiências públicas realizadas em suas dependências, foi aprovado em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira, 29.
Segundo a proposta, o fone será disponibilizado a vereadores, servidores e demais participantes que manifestarem a necessidade de utilização do fone devido à sensibilidade auditiva, conforme laudo médico ou autodeclaração do interessado. Os fones serão higienizados regularmente.
João Donizeti cita as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como exemplo de frequentadores das sessões e audiências da Câmara que poderão ser beneficiados com os referidos fones antirruído, uma vez que apresentam sensibilidade auditiva, o que as torna mais suscetíveis a desconfortos e irritações causados por ruídos e sons intensos.
“Pode parecer um algo relativamente simples, mas é importante que se torne regra, dentro do disciplinamento aqui da Câmara, por meio de Resolução”, ressaltou o autor destacando que a proposta nasceu de uma demanda dos servidores da Casa, após episódios de crises de hipersensibilidade com pessoas com TEA no plenário.