29/08/2023 10h58
Facebook

Vereador participou do Jornal da Câmara desta terça-feira, 29

Segurança pública, valorização dos feirantes, causa animal e coleta seletiva foram os temas de entrevista concedida pelo vereador Fausto Peres (Podemos) ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, na manhã desta terça-feira, 29, pouco antes do início da sessão ordinária do Legislativo.

No programa conduzido pelos jornalistas Priscila Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador falou sobre uma reunião que participou nesta segunda-feira, 28, com lideranças da Vila Angélica, para tratar dos problemas de segurança pública no bairro. Os moradores relataram muitos furtos ocorridos em pouco espaço de tempo, sendo que vários tiveram como alvo a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o centro esportivo do bairro, além de uma igreja, que já foi furtada seis vezes.

Fausto Peres conta que nessas ocorrências foram levados cabos de energia dos referidos locais, além de depredações. Segundo ele, a comunidade já chegou a pedir a instalação de concertina no entorno da igreja para evitar o vandalismo. Para buscar uma solução, o vereador solicitou ao prefeito Rodrigo Manga a disponibilização de um vigia ou instalação de alarme e videomonitoramento nos próprios públicos do bairro. 

Feiras-livres – Em seguida, o vereador falou sobre a sessão solene realizada na última quinta-feira, 24, para comemorar o Dia do Feirante. Presidente da Comissão Especial de Regularização da Atividade de Comercio e/ou Prestação de Serviços de Ambulantes, Artesãos e Feirantes, o vereador ressaltou a importância da categoria, que já tem mais de 80 anos de atuação na cidade. 

Fausto Peres destacou o trabalho da comissão, que, segundo ele, alcançou muitas conquistas para a categoria, como a retirada de uma taxa que era cobrada em duplicidade dos feirantes, instalação de banheiro químicos nas feiras, assim como o projeto em andamento de padronização das feiras-livres na cidade. 

Causa animal – Autor da Resolução nº 502, de 23 de março de 2022, que criou a Comissão de Bem-Estar e Proteção Animal da Câmara de Sorocaba, desmembrando esse tema da Comissão de Meio Ambiente, Fausto Peres ressaltou a importância da comissão diante do cenário nacional, em que houve crescimento de leis em favor do bem-estar animal, o que, segundo ele, não tem se refletido no âmbito municipal.

O vereador falou sobre a audiência pública realizada há uma semana por sua iniciativa para tratar do bem-estar animal. Uma das reivindicações dos ativistas presentes, na ocasião, foi para dar ampla publicidade às leis de proteção e bem-estar animal, o que o parlamentar solicitou que seja encampado pela comunicação da Câmara de Sorocaba.

Por fim, Fausto Peres discorreu o Projeto de Lei nº 202/2022, de sua autoria, que declara de utilidade pública a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Sorocaba (Coreso). Com isso, a cooperativa torna-se apta a receber emendas parlamentares de vereadores e deputados, podendo angariar recursos importantes para investimentos em seus trabalhos, que já ocorrem há 23 anos na cidade.

A entrevista com o vereador Fausto Peres ao Jornal da Câmara foi transmitida ao vivo também pela TV Câmara Sorocaba e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).