29/08/2023 08h13
Facebook

Por iniciativa do vereador Caio Oliveira (Republicanos), Bruno Seyty Goia Machado recebeu o Título de Cidadão Emérito

O ciclista Bruno Seyty Goia Machado, que há 20 anos participa de competições esportivas e realiza diversas ações sociais, foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de segunda-feira, 28, por iniciativa do vereador Caio Oliveira (Republicanos), que destacou a atuação do homenageado em prol do ciclismo na cidade.

O vereador presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com Samira Toledo, secretária do Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, representando o prefeito Rodrigo Manga; o secretário de Esportes e Qualidade de Vida, Vitor Hugo Tavares; e os ciclistas Fernando Ribeiro e Gustavo Telles Corrá. Diversos ciclistas também foram homenageados com votos de congratulações. A sessão solene contou com apresentações musicais do trio Juliano, Lucas e Guilherme (vozes e violões).

Ao saudar o homenageado, Caio Oliveira ressaltou suas qualidades sociais e humanas: “Aprendi a respeitar você pelo ser humano que é, pelo coração que você tem. Jamais você me pediu absolutamente nada que não fosse pelo ciclismo, pelos ciclistas, para fomentar ainda mais aquilo pelo que seu coração pulsa, que é o ciclismo”, afirmou Caio Oliveira, destacando também o trabalho social do homenageado, que, através do ciclismo, se envolve em campanhas por arrecadação de alimentos em prol de pessoas vulneráveis.

Dados do homenageado – Natural de Sorocaba, onde reside, Bruno Seyty Goia Machado participa há mais de 20 anos de competições de ciclismo, realizando diversas cicloviagens e percorrendo inúmeras rotas, além de participar de diversas ações sociais dedicadas ao esporte, lazer e entretenimento intergeracional. Ao longo dessa jornada, participou de muitas competições com resultados e títulos conquistados para a cidade de Sorocaba. 

Em 2019, com o falecimento de sua mãe, conta que ficou muito abalado, pois perdeu sua maior incentivadora. Contudo, renovou suas forças e criou a rota ciclística de 360 quilômetros, ligando Sorocaba a Aparecida do Norte, percurso batizado como “Caminho da Toninha”, em homenagem a sua mãe.

Outra atividade que desenvolve é a ação social batizada de “500K”, que consiste em pedalar 500 quilômetros em busca de arrecadação de alimentos a serem destinados aos mais vulneráveis socioeconomicamente. “Bruno enfatiza que foram muitos momentos, inúmeras histórias, que a bicicleta proporcionou e, quanto mais vive, mais tem certeza de que pedalar é um processo irreversível”, observa Caio Oliveira, ressaltando o valor social da prática do ciclismo.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).