Programa recebeu o vereador Fausto Peres (Podemos), presidente da comissão especial do Legislativo para tratar sobre o tema.
As ações para regularização de feirantes e comércio ambulante em Sorocaba foram tema do programa Comissões em Debate, exibido na tarde desta quinta-feira, 24, a vivo, pela Rádio e TV Câmara Sorocaba, com a participação do vereador Fausto Peres (Podemos), presidente da Comissão Especial de Regularização da Atividade de Comercio e/ou Prestação de Serviços de Ambulantes, Artesãos e Feirantes. Participaram também Fernando Marques , superintendente do setor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Ariovaldo Padilha, presidente do Sindicato dos Feirantes de Sorocaba.
Segundo Fausto Peres, a comissão, composta ainda pelos vereadores Cristiano Passos (Republicanos) e Francisco França (PT), foi criada em 2021 para buscar tratar dos assuntos referentes às categorias envolvidas, e desenvolver decretos e soluções que melhorem as condições de trabalho para ambulantes e feirantes. Entre as demandas, padronização de barracas e melhorias nas condições de vida dos trabalhadores e suas famílias. “Por meio de decretos, conseguimos estabelecer regras e normas que dessem condições de trabalho a esses profissionais”, disse.
Fernando Marques falou sobre a parceria entre o Legislativo e o Executivo para buscar soluções aos ambulantes e feirantes, que tinham regras antigas, que estavam prejudicando o desenvolvimento da atividade. “Sorocaba nasceu da feira, da feira de muares, e deixar morrer a feira livre é deixar morrer a história da nossa cidade”, disse. Ele contou sobre o trabalho de criar a feira livre noturna, uma novidade que será lançada na cidade em setembro em cinco pontos: Parque das Águas, Parque dos Espanhóis, Jardim Guaíba, Aparecidinha e Wanel Ville.
Presidente do sindicato dos feirantes, Ariolvaldo lembrou da própria história como feirante e falou sobre a atividade da entidade. “Temos bastante associados, prestamos serviços de contabilidade e temos sede própria no Jardim Rosália Alcoléa”, disse. Ele também participa do Comitê de Estudos de Apoio Técnico à Feira Livre, criado pela Secretaria de Turismo, para debater ideias e iniciativas. “Foi feito um recadastramento de todos os feirantes para que a prefeitura soubesse quem são eles”, contou.
Segundo os convidados, a feira livre é uma tradição na cidade e continua a atrair público apesar da chegada de grandes hipermercados. “É uma energia positiva que não tem pra ninguém, você encontra de tudo na feira”, afirmou Ariolvaldo. “Toda barraca que você vai é uma família, é muito bacana essa relação”, completou Fausto Peres.
Segundo dados apresentados, atualmente são 48 feiras livres em Sorocaba, realizadas de terça a domingo. “É um patrimônio da cidade”, destacou Ariolvado. Para acompanhar todos os assuntos tratados no programa, a edição completa do “Comissões em Debate” está disponível nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube) e na grade de programação da TV Câmara Sorocaba.