Projeto do vereador Caio Oliveira (Republicanos) é destinados às escolas municipais, com foco à conscientização dos alunos sobre o trabalho do Samu
Foi aprovado em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira, 22, o Projeto de Lei nº 102/2023, que institui o Programa “Samuzinho” nas escolas municipais de Sorocaba, de autoria do vereador Caio Oliveira (Republicanos). O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre os serviços de urgência e emergência, a prevenção de acidentes e como agir em caso de urgência doméstica, além da importância de não praticar trotes, fazendo uso adequado da linha 192.
Caio Oliveira salienta que o Samu é um serviço essencial para a população, atendendo vítimas em casos de urgência e emergência, que podem levar a sofrimento, sequelas ou até mesmo à morte. Ao defender a proposta na sessão, o parlamentar citou dados sobre trotes sofridos pelo Samu. “Nesse ano foram 101 mil ligações no 192 e, pasmem, destas, 8400 foram trotes. É um número muito expressivo”, frisou, citando que em Sorocaba são de 30 a 40 trotes por dia.
De acordo com o projeto de lei, o programa terá duração anual e poderá ser realizado por meio de treinamento, orientações, oficinas, vídeos educativos e palestras interativas por parte da equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou Corpo de Bombeiros.