22/08/2023 13h44
Facebook

Cooperativa de catadores de materiais recicláveis foi criada no ano 2000. A proposta de Fausto Peres (Podemos) segue agora para sanção.

Foi aprovado em segunda discussão na sessão ordinária desta terça-feira, 22, o Projeto de Lei nº 202/2022, de autoria do vereador Fausto Peres (Podemos), que declara de utilidade pública a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Sorocaba (Coreso).

Criada no ano 2000, a Coreso desenvolve o trabalho de coleta seletiva, triagem e comercialização dos materiais coletados e tem contribuído ativamente com a educação ambiental no município, além de gerar oportunidade de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Contando com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da disponibilização de caminhões, combustível, galpões e motorista, a Coreso tem quase 60 cooperados em dois núcleos de operações localizados no Parque Vitória Régia e na Vila Colorau, atendendo 39 bairros, 302 ruas e 9.500 casas que geram uma média de 120 toneladas por mês de materiais recicláveis.

“É muito importante essa utilidade pública que estamos concedendo, pois com esse título a cooperativa pode captar recursos seja em nível municipal, estadual ou federal”, destaca o autor. Como não recebeu emendas, o projeto de Lei de Fausto Peres segue agora para sanção do Executivo.