18/08/2023 12h31
atualizado em: 18/08/2023 12h39
Facebook

O vereador quer saber do Executivo como estão os preparativos para a Campanha “Setembro Amarelo” deste ano

O vereador Cristiano Passos, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicita ao Executivo, informações sobre a Campanha “Setembro Amarelo”, realizada anualmente no referido mês com o objetivo de envolver a sociedade na prevenção ao suicídio, por meio de ações de esclarecimento e conscientização. O parlamentar quer saber se a Lei nº 11.390, de 11 de agosto de 2016, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku, está sendo cumprida e como estão os preparativos para a campanha deste ano.

Segundo dados de um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados destinado ao estudo sobre o suicídio, automutilação e problemas psicológicos entre os jovens brasileiros, veiculados em 2021, acontecem no mundo, anualmente, cerca de 16 milhões de tentativas de suicídio. Também o Ministério da Saúde informa que, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Para Cristiano Passos, dados como esses mostram que a Campanha “Setembro Amarelo” é extremamente necessária. “É muito importante realizar um trabalho de prevenção ao suicídio, mobilizando a sociedade por meio de palestras, debates e outras formas de esclarecimento”, enfatiza o vereador, observando que a campanha pode ser feita sem ônus para o município, mediante parcerias com a entidades públicas e privadas.