Programa da Rádio Câmara recebeu o vereador Dylan Dantas (PL), presidente da Comissão de Educação, e convidados par tratar do tema.
As iniciativas voltadas à rede de ensino em Sorocaba foram tratadas no programa Comissões em Debate, realizado na tarde desta quinta-feira, 17, pela Rádio Câmara, com a presença do vereador Dylan Dantas (PL), presidente da Comissão de Educação e Pessoa Idosa do Legislativo, e convidados que atuam na área da educação do município.
Ao lado do parlamentar, participaram do programa a gestora educacional Andrea Schott Meira, a coordenadora administrativa e presidente do Conselho Municipal de Educação Parê Gutierrez, o técnico pedagogo Luis Gustavo e o empreendedor na área de educação Anderson Gerardi, que falaram de metodologias de ensino e novas tecnologias aplicadas à formação de estudantes, como a gameficação e impressora 3D disponíveis na rede pública. “Antes o que era maçante, com papel, que precisava apagar para corrigir, hoje a gente consegue corrigir a ação em tempo real, como é a vida”, explicou Andrea. “A tecnologia tem seu papel, mas o professor é fundamental, nada vai substituir”, completou Parê.
Os convidados falaram das novas opções de ensino na rede municipal, como a sala “maker”, que proporciona a realização de trabalhos coletivos. “Essa união de diversos talentos e saberes resulta num produto final. Essa é a sala maker, com materiais e ferramentas para utilizar e algumas propostas de projetos”, disse Andreia, lembrando que os professores atuam como orientadores.
Para o vereador Dylan Dantas, a tecnologia deve complementar o ensino integral dos estudantes, pensando sempre no desenvolvimento interpessoal dos alunos. Ele também defendeu a autonomia familiar para a educação das crianças. “Não podemos jogar nas costas dos professores a educação moral e cívica, isso tem que partir da família. É um respeito mutuo”, disse.
Dylan Dantas destacou algumas iniciativas no Legislativo para valorizar a educação no município, como a transformação, por lei, do Proerd e do JBA (Jovens Brasileiros em Ação) em patrimônio cultural no município e a criação do Dia Municipal da Consciência contra o Bullying. “É um caso (bullying) importante e necessário, e necessário ter o respaldo da Câmara e apoio do município”, afirmou Parê Gutierrez.
Os convidados também abordaram temas curriculares, mobilização para alfabetização, ensino especializado, sobrecarga de trabalho para os professores, capacitação, contratação de servidores para apoio escolar e ampliação de quadros de profissionais na área da educação, esporte nas escolas e o retorno das fanfarras. Outro assunto destacado foi o audiobook realizado pela Rádio Câmara, sobre o livro “História de Sorocaba para crianças”, que está disponível para toda a rede de ensino. “Com esse formato a criança vai ser estimulada a imaginar e participar da história, além de ser democrático, pois atinge todas as crianças”, disse Andrea Meira.
Ao final, foi destacado o evento “Pequenos na política”, que nesta sexta-feira, 18, vai reunir alunos da rede municipal em uma atividade para conhecer a Prefeitura e a Câmara Municipal, envolvendo tanto o Executivo quanto o Legislativo e diversas secretarias municipais, com o objetivo de incentivar o interesse das futuras gerações pela cidadania e os assuntos de gestão pública, além de aproximar os cidadãos do Poder Público, desde pequenos.