17/08/2023 11h54
atualizado em: 17/08/2023 11h54
Facebook

O vereador afirma que há um represamento de consultas com especialistas na cidade, citando o caso da cardiologia

O vereador Fábio Simoa (Republicanos), por meio de requerimento destacado e aprovado nas sessão ordinária desta quinta-feira, 17, solicita informações do Executivo sobre a situação do atendimento de especialistas, como pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras e cardiologistas. Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Simoa destaca que é necessário mapear a situação desses atendimentos, em razão da demandas represadas.

“Desde a pandemia, em 2020, existem filas em centenas de especialidades médicas, sendo esse um dos maiores problemas da saúde, não só em Sorocaba, mas no país. No nosso município, estamos com uma fila represada de mais de 2 mil consultas só em cardiologista. As pessoas não podem esperar, elas necessitam desse atendimento médico especializado”, afirmou Simoa ao destacar seu requerimento na tribuna.

No documento, Fábio Simoa também expressa sua preocupação com o atendimento pediátrico no município, observando que tem sido procurado por muitos pais que enfrentam dificuldade para conseguir atendimento especializado multidisciplinar, envolvendo fonoaudiólogos e psicólogos, por exemplo. “A falta desse tipo de atendimento acaba por comprometer o desenvolvimento escolar dessas crianças e adolescentes”, destaca o parlamentar.

Em seu requerimento, Fábio Simoa faz uma série de questionamentos ao Executivo sobre o atendimento de especialidades, inclusive no caso do atendimento pediátrico e seus desdobramentos. O parlamentar quer saber, por exemplo, quando foi feito o mapeamento das demandas pediátricas da cidade, não só em termos médicos, mas também quanto ao atendimento de fonoaudiólogos, psicólogos e psiquiatras no atendimento de casos de dislexia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção) e autismo, entre outros.