17/08/2023 11h29
Facebook

Vereador falou sobre início das discussões sobre o plano diretor, entre outros assuntos

Planejamento urbano foi o principal assunto tratado pelo vereador Ítalo Moreira em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 17, ao programa Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, antes da sessão ordinária do Legislativo. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o parlamentar falou também sobre demais iniciativas de seu mandato.

Ítalo Moreira falou sobre as discussões iniciais da revisão do plano diretor e expressou seu apoio à política de maior adensamento na região central da cidade, enfatizando a importância de permitir a construção de prédios sem garagem. Ele ressaltou que uma política de estado consistente é crucial para garantir a continuidade das ações, citando o exemplo positivo da cidade de Indaiatuba, que possui um plano diretor de segurança pública.

O vereador também trouxe à tona preocupações sobre os problemas hídricos em Sorocaba, destacando a falta de drenagem adequada que resulta em alagamentos sazonais de córregos e rios. Ele argumentou que a ausência de um planejamento de médio e longo prazo e investimentos em sistemas de drenagem e reservatórios de água contribuem para a escassez de água durante períodos de estiagem.

Outro tema abordado foi a mobilidade urbana. Ítalo Moreira defendeu a ideia de incentivar o adensamento demográfico na região central, promovendo um zoneamento misto também em bairros populares. Ele enfatizou a importância de estimular as pessoas a caminharem mais a pé, destacando o conceito de "cidade 15 minutos". O vereador criticou o investimento no sistema BRT (Bus Rapid Transit) e opinou que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) teria sido uma opção mais eficaz e econômica. Ele também lamentou a falta de envio de recursos do estado para a mobilidade na cidade e região metropolitana, citando a discrepância em relação a cidades como Santos, que receberam aportes expressivos do governo estadual.

Além disso, Ítalo Moreira compartilhou suas iniciativas relacionadas ao conceito de bairros inteligentes em Sorocaba. Ele mencionou o direcionamento de emendas parlamentares para projetos de segurança pública, videomonitoramento, iluminação em LED e espaços de inovação tecnológica. O vereador ressaltou a colaboração com o deputado federal Kim Kataguiri e a intenção de transformar bairros como São Guilherme, Santo Amaro e Maria Eugênia em "smart bairros". Ele também destacou a presença de escolas municipais com espaços makers e a primeira escola pública do Brasil com educação em metaverso.

A preocupação ambiental também foi abordada na entrevista, com Ítalo Moreira enfatizando a importância de repensar a gestão de resíduos sólidos. O vereador mencionou a audiência pública que debateu o Dia Municipal do Lixo Zero e ressaltou a necessidade de coleta seletiva, triagem adequada e a exploração de oportunidades de reciclagem e geração de energia a partir dos resíduos. Por fim, mencionou projetos em tramitação na Câmara Municipal relacionados ao reaproveitamento de resíduos e destacou a possibilidade de utilizar resíduos orgânicos para a geração de biogás e energia elétrica.

A entrevista com o vereador Ítalo Moreira foi transmitida ao vivo também pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).