Alunos do Colégio Maxximus conheceram a estrutura e a rotina de trabalho do Legislativo.
Cerca de 80 alunos do Colégio Maxximus estiveram, na tarde de hoje, 11, em vista ao prédio da Câmara municipal. A atividade foi realizada como parte dos estudos sobre a história de Sorocaba por conta da celebração dos 369 anos da cidade. Na oportunidade, as crianças, de 1º a 5º anos, realizaram um roteiro criado pela Escola do Legislativo para apresentar a Câmara aos visitantes.
De acordo com a professora Gleice Paes, que acompanhou os alunos, o passeio teve como objetivo mostrar aos estudantes elementos sobre a história da cidade, em uma atividade que incluiu também uma visita à prefeitura. “A Câmara nos recepcionou muito bem, eu nem imaginava que havia esse tipo de visitação. Foi tão produtivo que acredito que possa render também uma atividade em sala de aula posteriormente”, disse a educadora. Durante a atividade, os alunos ainda visitaram o gabinete do vereador Salatiel Hergesel (PDT), que recebeu as crianças para explicar sobre a rotina de trabalho.
Segundo Marcelo Maita, diretor da Escola do Legislativo responsável por conduzir a visitação e apresentação da Câmara aos estudantes, a atividade foi baseada no “Roteiro Educador”, instituído em 2022, com o objetivo de mostrar aos estudantes que visitam a Casa, bem como aos demais visitantes, como funciona o Poder Legislativo, quais os setores que o compõem e qual o seu papel nos destinos da cidade.
“Nós fazemos essa visita com uma adaptação à faixa etária das crianças, para que seja de forma lúdica e educadora. Pudemos apresentar toda a estrutura da Casa e o funcionamento da Câmara, passando também informações sobre a função dos vereadores e a rotina do Legislativo”, explicou Maita. O servidor conta ainda que as visitas à Câmara podem ser feitas mediante agendamento prévio pelos interessados.