11/08/2023 08h25
atualizado em: 11/08/2023 10h38
Facebook

A iniciativa foi do vereador Aith (PRTB), que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo homenageado ao município, especialmente na área da saúde

O médico Flavio Machado de Oliveira, fundador e diretor do Instituto do Homem, recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quinta-feira, 10. A iniciativa foi do vereador Vinícius Aith (PRTB), que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com Flávio Rufino de Aquino e o ex-secretário de Saúde Vinícius Rodrigues.

Em seu discurso de saudação ao homenageado, o vereador Aith destacou que Flávio Machado de Oliveira veio de família modesta e, com muita dedicação aos estudos, conseguiu ingressar na Faculdade de Medicina e tornar-se um profissional renomado, que “sempre quis fazer diferença na vida das pessoas”. Aith contou que, depois de formado, ao ingressar no SUS, o homenageado percebeu a carência de profissionais especializados em saúde sexual masculina e dedicou-se à área, realizando vários cursos e treinamentos nessa especialidade em instituições internacionais.

Dados biográficos – Natural da cidade do Rio de Janeiro, onde nasceu em 21 de dezembro de 1987, Flavio Machado de Oliveira é filho de Elisabeth Fernandes Machado e Flavio dos Santos de Oliveira e irmão de Rebeca e Fernanda. De família modesta, criado num bairro simples do Rio de Janeiro, ainda criança expressou o desejo de um dia ser médico – sonho do qual não desistiu, apesar de ninguém da família, até então, ter se formado em uma faculdade.

Por destacar-se como aluno, conseguiu estudar em boas escolas, mediante descontos nas mensalidades. Aos 17 anos, mudou-se com a família para Curitiba e ingressou na Universidade Federal do Paraná, dividindo o tempo entre os livros e o trabalho até concluir o curso de Medicina em 2013, atuando na área da saúde sexual masculina, com vários cursos em instituições renomadas. É associado de entidades internacionais de urologia e medicina sexual.

Após a formação em Medicina na Universidade Federal do Paraná, ostenta um vasto currículo com os seguintes cursos: Saúde Masculina e Novas Diretrizes de Saúde Sexual e Reprodutiva Masculina, na Associação Europeia de Urologia; Sexualidade Masculina, na Organização Mundial da Saúde; Abordagem da Ejaculação Precoce, Ultrassom Doppler Duplex na Avaliação de Pacientes com Disfunção Erétil, Aspectos de Saúde Mental da Disfunção Sexual Masculina e Distúrbios Orgásmicos em Homens, na Sociedade Internacional de Medicina Sexual; Disfunção Sexual ligada a Idade do Homem, na Sociedade Médica Internacional de Disfunção Erétil, na Itália; Transtorno de Desejo Sexual Hipoativo Masculino, na Universidade de Utah, nos Estados Unidos; Doença de Peyronie, no Hospital Nuremberg, na Alemanha; e o curso de Ejaculação Precoce, na Faculdade de Medicina da Turquia.

Há dois anos, veio para Sorocaba, fundando na cidade o Instituto do Homem, com mais de três mil pacientes atendidos, gerando renda, emprego e tornando a cidade referência nessa especialidade em toda a região. Já atendeu mais de 5 mil homens com problemas de disfunção sexual, o que o habilitou a desenvolver um protocolo de tratamento exclusivo com alto índice de efetividade, utilizado em todas unidades do instituto, que conta com outras nove unidades, inauguradas depois de Sorocaba, como a da Faria Lima e Tatuapé (São Paulo), Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos e Bauru, entre outras. 

Os especialistas do Instituto Homem são membros fundadores da Associação Brasileira de Sexualidade Masculina. Além do atendimento clínico e do treinamento de profissionais, o médico Flavio Machado também se dedica à produção de livros na área de sua especialidade e lançou, recentemente, o livro “Tudo o que Você Precisa Saber sobre Sexualidade Masculina”, abordando, de forma clara, os principais pontos do tema, que influenciam o dia a dia de homens e também de mulheres. É pai de duas meninas.

A sessão solene contou com apresentações musicais da cantora Tereza Baddini, acompanhada por André Oliveira (violão), Luiz Alves (contrabaixo), Luís César (teclado) e Luís Amaral (bateria). O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano.