Professor e engenheiro Paulo Roberto Freitas de Carvalho foi homenageado por iniciativa do vereador Ítalo Moreira
O engenheiro e ex-reitor do Centro Universitário Facens (Facens) Paulo Roberto Freitas de Carvalho foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene externa, realizada no auditório do centro universitário da instituição, na manhã desta quarta-feira, 9. A iniciativa da homenagem foi do vereador Ítalo Moreira.
Presidida pelo parlamentar proponente, a mesa de honra da solenidade contou com as seguintes autoridades: o reitor da Facens, Fabiano do Prado Marques; o presidente da mantenedora do centro universitário, Toninho Beldi; e o diretor do Instituto de Pesquisa da Facens, Marcos Bregantim.
O homenageado esteve acompanhado de sua mulher, Ana Maria Ferrari de Carvalho. O evento contou com apresentações musicais do professor Marcos Vinicius (violino e voz) e de Mônica Körber (teclado).
Em discursos de saudação ao homenageado os integrantes da mesa de honra destacaram sua exemplar trajetória profissional, sua lealdade com colegas de trabalho e fidelidade com sua família e amigos. O vereador Ítalo Moreira destacou o papel de Paulo de Carvalho na direção da Facens e afirmou que o professor e engenheiro ajudou a transformar a cidade de Sorocaba através de seu empreendedorismo e da inovação.
Agradecendo a homenagem, Paulo de Carvalho ressaltou seu orgulho em se tornar Cidadão Sorocabano, pois foi na cidade que trilhou toda sua carreira docente, assim como seus pais – dos quais, segundo ele, herdou a veia educacional. “Na Facens tive minha melhor experiência profissional. Nada melhor na vida do que poder ajudar outras pessoas a serem transformadas”, concluiu.
Dados biográficos – Natural de Avaré (SP), o engenheiro e professor Paulo Roberto Freitas de Carvalho ingressou na Escola Politécnica da USP em 1970, tendo se graduado como engenheiro eletricista em 1974. Posteriormente fez pós-graduação em Pedagogia do Ensino Superior.
Trabalhou no Grupo Splice entre os anos de 1980 e 2000, onde foi de gerente técnico a vice-presidente. Ingressou na Facens em 2013, ocupando inicialmente o cargo de vice-diretor; em 2015 assumiu a direção geral e foi o primeiro reitor quando esta passou ao status de Centro Universitário em 2018. Em 2021, assumiu a função de Diretor Executivo do Instituto de Pesquisas Facens.
É membro do Conselho Administrativo da Fundec desde 2011, e membro do Conselho da Inova Sorocaba, agência de desenvolvimento do Parque Tecnológico de Sorocaba.