O vereador afirma que será reativada a comissão especial que trata do problema para ir a Bauru ou até Brasília para cobrar e melhoria do serviço
Aproximadamente 80 núcleos habitacionais em Sorocaba não contam com atendimento dos Correios, o que afeta, diariamente, cerca de 100 mil habitantes. A constatação é do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que volta a cobrar da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a garantia da entrega de correspondência e outros serviços para esses núcleos habitacionais, muitos dos quais estão situados na Zona Industrial.
“A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma empresa federal, que, há mais de uma década, anda capenga, com problemas econômicos sérios. A diretoria regional dos Correios, que atende Sorocaba e região, fica em Bauru. O que é um absurdo, levando em conta que Sorocaba tem mais de 700 mil habitantes e é sede de sua Região Metropolitana. Vamos reativar a comissão especial de vereadores para cobrar uma resposta dos Correios. Se preciso, iremos até Brasília”, afirma João Donizeti.
Em requerimento apresentado na Câmara Municipal, João Donizeti indaga ao Executivo se existe alguma articulação da Prefeitura de Sorocaba junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no sentido de viabilizar o retorno do atendimento dos Correios para os cerca de 80 núcleos habitacionais da cidade que estão sem esses serviços. “Os Correios criam todos os obstáculos possíveis para não criarem o Código de Endereçamento Postal e não realizam o atendimento que deveriam”, afirma o parlamentar.
Segundo João Donizeti, somente na Zona industrial os seguintes bairros não contam com os serviços dos Correios: Jardim dos Pássaros, Jardim Azaleias, Jardim Regente, Jardim Nathália I, II, III, Jardim Itália, Jardim das Orquídeas, Jardim Dona Tereza e Jardim Casagrande no Bairro do Éden, assim como, da região do Cajuru, Jardim Eliana, Village Cajuru, Jardim Ametista, Jardim dos Reis e Jardim Vergínia. “Centenas de pessoas desses bairros são obrigadas a se deslocarem até o Centro da cidade, percorrendo uma distância de até 20 quilômetros, para retirarem suas correspondências na Agência Central dos Correios”, indigna-se o vereador.
João Donizeti conta que está levantando toda a documentação das diversas reivindicações feitas aos Correios em anos anteriores para voltar a cobra a regularização dos serviços. “Vou fazer contato com o diretor regional, que fica em Bauru, e, dependendo da resposta dele, vamos começar a fazer as intervenções necessárias em nível político, se necessário, até em Brasília, em nível de ministério”, adianta o parlamentar.